Cogumelo reishi: Propriedades, benefícios e como consumir

13 de dezembro, 2019

O cogumelo reishi, cujo nome científico é Ganoderma lucidum, é uma das variedades mais saudáveis de cogumelo. Além disso, é cheio de boas propriedades e benefícios. Sua origem se dá no continente asiático, especialmente em regiões mais quentes. Esse fungo tem sido na medicina antiga há milênios.

Também chamado de Erva de Deus, possui sabor amargo, forte rende um bom chá, que é capaz de blindar o sistema imunológico.

Na China, eles são conhecidos como “cogumelos da imortalidade”, por proteger o organismo contra danos ao DNA celular, agindo contra os oxidantes que provocam o envelhecimento.

Benefícios do cogumelo reishi

Melhora do sistema imunológico

O cogumelo ajuda a prevenir que fiquemos doentes, pois é um verdadeiro aliado do sistema imunológico. Acredita-se que suas propriedades ajam em conjunto com os glóbulos brancos e, por isso, o sistema imune seja beneficiado por seu consumo. Não só, ele auxilia no combate de doenças degenerativas, como o câncer em suas variações.

Diminui o cansaço

Ainda, o cogumelo Reishi ajuda no combate da fadiga e dos sintomas da depressão, pois estimula a produção do chamado “hormônio da felicidade” – a serotonina.

Leia mais: Quer melhorar a saúde mental? Coma cogumelos

Controla o açúcar no sangue

As moléculas encontradas no cogumelo reishi podem reduzir a presença do açúcar no sangue, ou seja, o cogumelo auxilia no controle da glicemia.

Evitar picos de insulina – hormônio que favorece os estoques de gordura – é importante tanto para a saúde, pois diminui o risco de desenvolver o diabetes, quanto para a dieta.

Leia mais: 6 chás que ajudam a dormir melhor

Protege a saúde do fígado

Ainda, o cogumelo também promove proteção hepática, ou seja, protege a saúde do fígado e reduz o risco de que doenças hepáticas afetem o órgão vital. Ainda, os triterpenos presentes no cogumelo são responsáveis por ajudar na recuperação e regeneração do fígado, pois auxilia na liberação de radicais livres.

Como consumir o cogumelo reishi

  • Saladas
  • Receitas vegetarianas e veganas
  • Massas e risotos
  • Refogado com azeite
  • Omelete
  • Estrogonofe

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo