Coenzima Q10: o que é, para que serve e seus benefícios

Alimentação Bem-estar
16 de Março, 2023
Flavia Ayres Fontes Rosa
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 71200/P
Coenzima Q10: o que é, para que serve e seus benefícios

A coenzima Q10 é uma daquelas substâncias multifuncionais, que participam de diversas atividades do organismo. Disponível em alimentos, produtos de beleza e suplementos, o ingrediente também é produzido pelo corpo humano.

Entretanto, assim como muitos hormônios e outras células, a fabricação da CoQ10 cai com o passar do tempo. 

Veja também: Afinal, quais são os benefícios da spirulina? Conheça todos

Para que serve a coenzima Q10?

Vimos que ela desempenha muitas funções no organismo, mas quais são os “skills” da coenzima Q10? A princípio, o ativo possui um papel importante na produção de trifosfato de adenosina, recurso responsável pela contração muscular, por exemplo. 

Além disso, a coenzima Q10 fica nas mitocôndrias, que são o centro de produção de energia das células. Ou seja, a substância também ajuda a fornecer energia para o bom funcionamento do organismo. Outro destaque vai para sua ação antioxidante, que protege as células de danos causados pelos radicais livres.

Outras funções da CoQ10

Fortalece a imunidade

Por estar no núcleo de geração de energia, o sistema imunológico recebe a enzima, que atua no fortalecimento e produção de novas células de defesa.

No entanto, ela é apenas um dos inúmeros nutrientes e substâncias que cumprem esse papel. Dessa forma, é importante ter o equilíbrio de todos para garantir esse benefício. Nesse processo, o ativo também integra a regeneração das vitaminas C e E, igualmente vitais para a imunidade.

Ajuda no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares

Alguns estudos mostraram que a CoQ10 pode contribuir para o tratamento de controle da insuficiência cardíaca. Nesse sentido, ela também é capaz de melhorar a recuperação de cirurgias do coração. Outros achados sugerem que a enzima é capaz de favorecer a redução da pressão arterial. 

Ameniza dores de cabeça e enxaquecas

Embora faltem mais estudos sobre a hipótese, a coenzima Q10 se mostrou eficaz na redução dos sintomas da enxaqueca e de dores de cabeça. 

Melhora o desempenho esportivo

Mais um benefício que requer outros estudos, acredita-se que a substância otimize a recuperação muscular e forneça energia durante a atividade física. O motivo é que a CoQ10 está no centro de energia das células, o que explicaria sua relevância na performance esportiva. 

Previne o envelhecimento precoce da pele

A indústria de skincare utiliza a CoQ10 há alguns anos em cremes com propriedades antissinais. Afinal, por ser um poderoso antioxidante, pode colaborar para retardar o surgimento de linhas de expressão da pele. 

O que pode causar a deficiência de coenzima Q10?

Além do envelhecimento natural, algumas circunstâncias e condições de saúde podem provocar a redução de Q10. Por exemplo, doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e enfermidades neurodegenerativas, como Parkinson ou Alzheimer. 

Mas, é bom saber que o declínio da CoQ10 começa a cair quando ainda somos jovens — a partir dos 20 anos, a produção se altera gradativamente.

Como melhorar os níveis de coenzima Q10?

A alimentação é a principal maneira de garantir o aporte necessário. A seguir, veja os alimentos campeões em oferecer o ativo:

Brócolis

O brócolis é um vegetal crucífero e uma das melhores fontes de coenzima Q10. Ainda, ele é rico em antioxidantes, que podem tornar a ação da coenzima ainda mais potente, especialmente no que diz respeito à imunidade.

Nozes

Alimentos ricos em gorduras boas são também ricos em coenzima Q10, como é o caso das nozes. Elas são algumas das melhores fontes desse composto e podem beneficiar especialmente a saúde cardiovascular, ajudando no controle do colesterol e da pressão arterial.

Peixes gordurosos

O salmão, por exemplo, é um dos mais recomendados como fonte do composto. Além disso, ele contém ômega-3 e antioxidantes que o tornam ainda mais nutritivo. Outra opção é a sardinha.

Tofu

O tofu é um produto derivado da soja e uma das melhores fontes vegetais de proteína. Além da proteína, a coenzima Q10 também está presente em abundância na sua composição.

Cereais integrais

Os cereais integrais também são ricos nesse composto. Além disso, eles contêm uma grande quantidade de fibras e, por isso, ajudam na digestão. Não só, ajudam no controle do apetite, pois geram a sensação de saciedade.

Perguntas frequentes

Quando suplementar a coenzima Q10 ?

A recomendação mais comum é para pessoas que usam medicamentos que inibem a produção do composto e para portadores de doenças genéticas.

Além disso, idosos podem ser um grupo a receber o suplemento, uma vez que a produção da substância diminui com o passar do tempo. Por fim, é essencial consultar um médico ou nutricionista antes de realizar essa ou qualquer outra suplementação.

A coenzima Q10 pode causar efeitos colaterais?

Em geral, a ingestão excessiva de coenzima Q10 não costumam provocar reações adversas. No entanto, algumas pessoas podem apresentar hiperssensibilidade, sobretudo durante a suplementação. Quando isso ocorre, os sintomas mais comuns são:

  • Dor abdominal, náusea, azia, diarreia e vômito.
  • Tontura, sensibilidade à luz, irritabilidade e dor de cabeça
  • Coceira e erupções na pele.
  • Perda de apetite e fadiga.

A coenzima Q10 emagrece?

Não existem estudos que apontem uma relação direta entre a enzima e o processo de emagrecimento. Porém, ela atua na fabricação e no fornecimento de energia para os músculos, aumentando a performance nos exercícios.

Com esse sistema em bom funcionamento, é possível perder peso ao se exercitar com mais qualidade. 

Referências: Mayo Clinic; Cleveland Clinic; e MSD Manuals.

 

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