Coco: Propriedades e benefícios da fruta

4 de março, 2020

Versátil, o coco faz sucesso por sua água e pode ter a polpa consumida in natura. Também é usado em uma infinidade de pratos doces e salgados, além do preparo de leite vegetal para quem tem intolerância à lactose ou aderiu ao veganismo.

Considerado um fruto funcional, é rico em vitaminas e gorduras boas. Essencialmente, é composto por carboidratos complexos, ou seja, aqueles que levam mais tempo para serem absorvidos pelo organismo. Por isso, energizam o corpo por mais tempo e rendem sensação de saciedade.

Ainda, possui propriedades anti-inflamatórias e é altamente hidratante.

Tipos: Verde x seco

Os tipos mais comuns, que encontramos sem dificuldades em feiras e supermercados, são o coco verde e o seco. Na verdade, eles são o mesmo fruto, mas em diferentes graus de maturação. Assim, o coco seco está em um estágio mais maduro.

Verde

Em princípio, é encontrado ainda verde na natureza, sendo especialmente comum em praias. Nessa fase, ainda não está completamente maduro, mas já pode ser ingerido. De polpa branca e gelatinosa, é excelente fonte de gordura e deve ser consumido em até 10 dias após a colheita. 

Seco

De casca seca e marrom, a versão seca já passou por todas as fases de maturação e, agora, encontra-se seca. Nesse estado, há água em seu interior. Entretanto, é uma excelente fonte de fibras e ajuda na melhora do funcionamento intestinal. 

Benefícios do coco 

Fortalece a imunidade

A fruta tem sido associado ao fortalecimento da imunidade. Segundo estudo da Universidade de Xaxim, na China, o coco é rico em vitamina E e antioxidantes, que combatem o estresse oxidativo e os radicais livres, retardando o envelhecimento precoce. Não só, o estudo também demonstrou que o fruto pode ser uma boa alternativa para substituir a proteína animal

Protege a saúde do coração

Por ser uma excelente fonte de gordura boa, ajuda no controle do colesterol mau (LDL) e promove o aumento do colesterol bom (HDL). Dessa forma, protege a saúde do coração, evitando, por exemplo, a pressão arterial alta. 

Leia também: Água de coco: Os benefícios da bebida

Melhora do funcionamento intestinal 

Também, o fruto tropical é rico em sais minerais essenciais para a saúde, especialmente o bom funcionamento intestinal. Minerais de sua composição como potássio, fósforo, cloro e até mesmo o sódio são importantes para o transporte de nutrientes pelo corpo. Não só, os mesmos agem diretamente no processo digestivo, bem como na queima de gordura e na promoção da sensação de saciedade. Portanto, seu consumo pode ser um grande aliado do processo de emagrecimento. 

Calorias 

  • 20 g de polpa do coco verde = 35 calorias 
  • 20 g da polpa do coco maduro = 75 calorias 

Como consumir

Leia também: Óleo de coco: benefícios que você precisa conhecer

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo