Clima seco: dicas para cuidar da saúde
Clima muito seco, seguido ainda de oscilações de temperatura, são um prato cheio para as doenças respiratórias. Por isso, é hora de tomar alguns cuidados para a saúde não sair prejudicada. Por isso, confira algumas dicas de Jamar Tejada, farmacêutico naturopata.
Leia mais: Nariz seco? Veja dicas para amenizar os impactos da baixa umidade na sua saúde
Dicas de saúde para encarar o clima seco
Hidratação
Para aumentar o consumo de água – que é essencial para manter o nível de hidratação corporal adequado nesses dias – os chás podem ser uma boa solução para variar nos sabores e consumir ainda mais líquidos.
Tenha plantas por perto
As plantas fazem o papel de umidificador caseiro, já que liberam vapor no ar. Por exemplo: aloe vera, palmeira de jardim, ficus e diversas outras espécies de philodendron e dracena. Por meio das folhas, flores e caules, elas deixam o ambiente mais úmido.
Umidificador caseiro contra o clima seco
Que tal fazer um umidificador caseiro? Para isso, basta ferver duas xícaras de água em uma panela e colocar no ambiente ainda quente. Repita a ação sempre que a água esfriar.
Medicamentos naturais
A homeopatia ajuda a manter suas mucosas nasais saudáveis. A hydrastis ou paris quadrifólia, por exemplo, são algumas utilizadas no trato respiratório que ajudam a restabelecer o equilíbrio. Além disso, ainda dentro da homeopatia, podem ser utilizados os próprios tecidos da mucosa nasal, pulmão, laringe e faringe, chamados nosódios. Quando indicados, eles restabelecem a energia e integridade vital desses órgãos. Outro exemplo são as tinturas de algumas plantas, como o eucalipto, que ajuda a expectorar e evita quadros de infecção que são tão comuns em clima seco.
Solução nasal natural pode ajudar no clima seco
Por fim, o especialista ensina a fazer uma solução nasal salina natural para ajudar a irrigar as mucosas. Para isso, primeiramente, misture água com sal para preparar o soro. Assim, adicione 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 2 colheres de sal marinho em 250 ml de água fervida. Utilize um conta-gotas, uma seringa ou uma caneca para lavar narinas de 2 a 3 vezes ao dia . Isso ajuda a dispensar o uso de fluidificantes, vasoconstritores e descongestionantes nasais medicamentosos.
Fonte: Jamar Tejada, farmacêutico graduado pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica pela Universidade Luterana do Brasil, RS (ULBRA).