Nariz seco? Veja dicas para amenizar os impactos da baixa umidade na sua saúde

Bem-estar Saúde
23 de Agosto, 2023
Nariz seco? Veja dicas para amenizar os impactos da baixa umidade na sua saúde

Os últimos dias têm sido marcados pelas altas temperaturas fora de época e queda na umidade em boa parte do Brasil. A mudança climática, inclusive, motivou a Defesa Civil a divulgar um alerta para as fortes ondas de calor que devem atingir boa parte do país, englobando estados como São Paulo, Mato Grosso, Pará, Amazonas e Goiás. Com esse cenário de tempo seco, a nossa saúde pode ser uma das primeiras a sentir os efeitos, causando mal-estar, nariz entupido e crises alérgicas. 

Veja também: Dicas para treinar no tempo seco com segurança

Saúde nasal e tempo seco: qual a relação?

Segundo o médico otorrinolaringologista Dr. Bruno Borges de Carvalho Barros, a combinação entre o calor e a baixa umidade prejudica a saúde nasal e respiratória. E explica:

“A principal função do nariz é umidificar, filtrar e aquecer o ar que inalamos. Mas o tempo seco faz com que a demanda da mucosa nasal tenha que se esforçar mais para conseguir exercer sua função. Assim, como fica ressecada, pode levar a microfissuras que podem até sangrar”, explica o médico que ainda alerta que esse ressecamento deixa o organismo mais suscetível a rinite alérgica.

Lavagem ajuda a hidratar as vias nasais

Para prevenir os problemas decorrentes do tempo altamente seco, o médico ensina a fazer lavagem nasal com solução salina várias vezes ao dia. Portanto, para fazer isso da maneira correta as garrafinhas de alto volume são as mais indicadas “elas associam baixa pressão com alto fluxo e devem ser colocadas na ponta do nariz e apertadas suavemente inclinando a cabeça para o lado contrário ao que está lavando enquanto aperta bem suavemente”, aponta o médico.

Assim, o soro escorre um pouco pela outra narina, mas é preciso ter atenção: o jato não deve sair em alta pressão na outra narina e, enquanto o processo acontece, é importante respirar pela boca e ao terminar não assoar o nariz, apenas secá-lo”, ensina.

Dessa forma, uma opção para manter a hidratação em ambiente de trabalho é o soro fisiológico concentrado em forma de gel.

Soro para baixa umidade: receita caseira

O líquido dentro da garrafinha deve ser o soro fisiológico, pronto ou feito de maneira caseira com 250 ml de água morna filtrada adicionado uma colher de medida (de café) cheia de sal.

Além disso, o médico indica que a lavagem deve ser diária, uma vez ao dia. Sendo que qualquer pessoa pode – e deve fazer – principalmente na temporada do inverno e clima seco.

Dicas para amenizar o desconforto da baixa umidade

A seguir, confira as práticas recomendadas pelo médico para passar por essa temporada seca:

  • Aumentar a ingesta de água: quando desidratados pelo tempo seco, o nariz e garganta sofrem para exercer suas funções básicas;
  • Umidificadores: eles umidificam o ar e reduzem o ressecamento. Para isso, use umidificadores, bacias de água ou toalhas molhadas.
  • Horário do treino: os exercícios físicos não devem ser feitos em horários mais quentes e secos, especialmente a tarde;
  • Soro fisiológico: a solução para lavagem nasal pode ser aplicada, pelo menos, uma vez ao dia todos os dias;
  • Ajuda médica: por fim, na presença de outros sintomas como nariz entupido, espirros, coriza, tosse seca, falta de ar e rouquidão é essencial buscar atendimento médico.

Fonte: Bruno Borges de Carvalho Barros, Médico especialista em otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e cirurgia cervico-facial. Mestre e fellow pela Universidade Federal de São Paulo.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte