Cirurgia de varizes: Ana Maria Braga passará pelo procedimento. Entenda

Saúde
24 de Março, 2023
Cirurgia de varizes: Ana Maria Braga passará pelo procedimento. Entenda

A apresentadora Ana Maria Braga, de 73 anos, anunciou nesta sexta-feira (24) que passará por uma cirurgia de varizes. “Eu não vou estar aqui segunda-feira (27). Porque eu vou fazer uma pequena cirurgia de ‘varize’, que já estava agendada. A gente vai ficando muito em pé, vai fazendo muita ginástica, então eu preciso arrumar minhas ‘legs’ para ficar do jeito… (risos). Tem que ficar quietinha uns ‘diazinhos’ para poder dar tudo certo, né?”, contou.

Em novembro do ano passado, Ana Maria também passou por uma cirurgia vascular nas pernas. A operação ocorreu para tratar sequelas da radioterapia, como dores na perna. Em outubro, a apresentadora do Mais Você também contou ao público que descobriu um câncer de mama por meio do autoexame, mas preferiu não divulgar a notícia na ocasião. Entenda, agora, mais sobre a cirurgia vascular que Ana Maria Braga realizará. Leia mais: Esticar as pernas pode melhorar a saúde cardiovascular, diz estudo

Cirurgia de varizes: recomendações

Em suma, a cirurgia de varizes é indicada para aquelas pessoas com veias calibrosas e sintomáticas. Em outras palavras, para aquelas que apresentam sintomas como:

  • Sensação de peso nas pernas;
  • Dor;
  • Cansaço;
  • Inchaço;
  • Refluxo na safena.

Leia mais: Cirurgia para varizes: entenda quando ela é indicada e os seus tipos

Cirurgia das varizes: como funciona?

Atualmente, existem dois tipos de cirurgia de varizes. Assim, o primeiro é o convencional, em que é feito o corte e a retirada das veias doentes. Já o segundo é o minimamente invasivo, em que se realiza o procedimento por endolaser e não há cortes.

Sabe-se que quando os vasinhos atingem a veia safena, recomenda-se que ela seja retirada ou passe pelo processo de escleroterapia. Em outras palavras, o paciente passa pelo procedimento popularmente conhecido como secagem dos vasinhos.

Assim, a retirada ocorre pela passagem de um cabo desde a virilha até o tornozelo e, então, remove-se a veia por completo. Portanto, esse procedimento pode ocasionar hematomas e gerar bastante dor no pós-operatório. Já a escleroterapia pode ser feita com agentes químicos como a espuma de polidocanol. Normalmente, o especialista realiza o método em ambiente ambulatorial e, nesse caso, trata-se a varize, mas não a retira.

Há também o procedimento térmico com laser ou radiofrequência, que está associado à retirada das veias calibrosas sem incisões. Dessa forma, a recuperação tende a ser muito mais rápida e com menos dor. Nesses processos considerados não invasivos são feitos “furinhos” na pele, guiados por ultrassom, por onde o laser entra na veia. Assim, ele gera energia e queima a veia doente.

Por fim, a cirurgia por endolaser é considerada o padrão ouro no tratamento das varizes. No entanto, o material para realizá-la não é coberto pelo rol da Agência Nacional de Saúde (ANS), ou seja, o paciente precisa pagá-lo de forma particular.

Afinal, há contraindicação para essa cirurgia? 

A resposta é sim. Portanto, apesar da cirurgia ser bastante simples, condições pontuais levam a sua proibição, como:

  • Predisposição a sangramento como hemofilias;
  • Cirrose hepática em graus avançados;
  • Plaquetas baixas;
  • Uso de medicação anticoagulante ou antiagregante ;
  • Problemas cardiológicos graves;
  • Doença pulmonar, no rim e cerebelo, por exemplo;
  • Além de pessoas com câncer em estágio avançado.

Referências:

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

foto do ator Felipe Simas, que foi recentemente diagnosticado com neurite óptica
Saúde

Felipe Simas foi diagnosticado com neurite óptica. Entenda a condição

O ator Felipe Simas compartilhou em seu Instagram que foi diagnosticado e enfrentou a neurite óptica, inflamação que, se não tratada, pode comprometer a visão

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.