Cirurgia de endometriose: o que é o tratamento feito por Wanessa?

Saúde
01 de Fevereiro, 2024
Cirurgia de endometriose: o que é o tratamento feito por Wanessa?

Ontem (31), a cantora e participante do BBB, Wanessa, revelou que realizou a cirurgia de endometriose. Durante uma conversa com outros integrantes do reality, a artista relembrou como o tratamento beneficiou sua vida: a intervenção trouxe a possibilidade de engravidar e melhorou a vida sexual. A cirurgia ocorreu em 2008, quando a cantora tinha 27 anos e tentava ser mãe desde os 24.

A seguir, confira em quais situações o procedimento pode melhorar a qualidade de vida de quem enfrenta a condição, que atinge cerca de 10% das mulheres brasileiras e pode levar a complicações sem os devidos cuidados.

Veja também: Endometriose: quando a dor da cólica deve chamar atenção?

Cirurgia de endometriose: afinal, o que é e como é realizada?

Antes de considerar a cirurgia, o tratamento da endometriose consiste no controle dos sintomas. Ou seja, envolve o uso de anticoncepcionais e analgésicos, dormir bem, adotar hábitos saudáveis, fazer terapia comportamental e até fisioterapia do assoalho pélvico. Mas, se os sintomas não passarem, há a indicação de cirurgia, que retira o tecido inflamado.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endometriose, a cirurgia é feita através de videolaparoscopia. Dessa forma, por meio de uma microcâmera introduzida através do umbigo por uma pequena incisão, é possível buscar os focos de endometriose e cauterizá-los, limpando a cavidade abdominal. Trata-se de uma técnica extremamente efetiva e minimamente invasiva. As intervenções podem durar de cinco a seis horas e são realizadas por uma equipe multidisciplinar, que inclui ginecologistas e coloproctologistas, por exemplo.

https://www.youtube.com/watch?v=45ZV5HBjBvo&t=2s

Cirurgia de endometriose: entendendo a doença

“É uma condição feminina que acomete uma em cada dez mulheres no mundo. Nela, a camada interna do útero (endométrio) está em outros lugares do corpo (qualquer região). E onde o endométrio fica, ele gruda, inflama, responde aos hormônios mensalmente (como se fosse menstruar). Contudo, não tem como ele descamar e causar a menstruação nessas regiões, ocasionando reações inflamatórias (como lesões, aderências e cicatrizes internas) no corpo”, explica Bárbara Murayama, médica ginecologista especialista em miomas, endometriose e cirurgia minimamente invasiva.

“É uma doença que acomete cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva. Isso representa quase 200 milhões de mulheres no mundo”, segundo Renato Tomioka, ginecologista especialista em endoscopia ginecológica (laparoscopia e histeroscopia) pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e médico da clínica VidaBemVinda.

Sintomas de endometriose

A princípio, a endometriose pode ser silenciosa, muitas vezes, sendo necessário recorrer aos exames de rotina para um diagnóstico preciso. No entanto, os sinais mais comuns vêm em forma de cólica.

De acordo com dados do Colégio Norte-Americano de Obstetras e Ginecologistas, a dor pélvica crônica é um dos sintomas mais frequentes, especialmente quando surge pouco antes e durante o período menstrual. Além disso, cólica menstrual intensa também pode soar o alarme, bem como uma dor durante as relações sexuais. Deve-se prestar atenção também na intensidade do ciclo menstrual e caso tenha dificuldades para engravidar.

Se a doença atingir a região do intestino, a pessoa pode sentir desconforto com os movimentos do órgão. Da mesma forma com a bexiga: dores na hora de urinar estão associados à condição. Outros sintomas incluem:

  • Dor na relação sexual;
  • Menstruação alterada (fluxo intenso e irregular);
  • Mudanças no padrão da micção (xixi);
  • Humor inconstante;
  • Constipação e gases;
  • Por fim, dores no ciático, no pé e no ombro.

Sintomas emocionais

  • Medo: Pode estar relacionado ao tratamento ou às consequências que a doença pode ocasionar;
  • Raiva ou estresseEsse sentimento costuma surgir após o diagnóstico da condição;
  • Solidão: Quando a mulher não possui apoio de amigos e familiares;
  • Ansiedade: Por fim, um dos sintomas mais comuns quando a paciente não sabe se o tratamento realmente irá funcionar.

Fonte: Renato Tomioka, ginecologista especialista em endoscopia ginecológica (laparoscopia e histeroscopia) pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e médico da clínica VidaBemVinda

Referência: Sociedade Brasileira de Endometriose

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

mulher com pedra na vesícula preparando ovo para comer
Alimentação Bem-estar Saúde

Quem tem pedra na vesícula pode comer ovo?

A coleitíase ocorre quando há o acúmulo de depósitos sólidos na vesícula biliar.

mãos de mulher separando pílulas ao lado de um prato de salada
Bem-estar Saúde

Suplementar estas vitaminas na menopausa ajuda a aliviar sintomas e prevenir complicações

A partir do climatério, o organismo demanda um aporte de nutrientes ampliado. Confira quais são as melhores vitaminas para a menopausa

equipamentos para dieta enteral
Alimentação Bem-estar Saúde

Guia da dieta enteral (alimentação por sonda): tipos, como fazer e cuidados

Entenda a forma de alimentação para pacientes que não conseguem (ou não podem) comer pela boca