Tamanho da cintura pode prever risco de demência, diz estudo
Normalmente, médicos e profissionais da saúde, usam o índice de massa corporal (IMC) para determinar se o peso de alguém está acima ou abaixo da média. Além disso, quando se trata de uma idade avançada, a circunferência da cintura também pode estar relacionada à doenças cognitivas, é o que diz um estudo.
Demência é o declínio geral de habilidades mentais como a memória, linguagem e raciocínio, fazendo com que a pessoa fique debilitada interferindo em suas atividades diárias e em seus relacionamentos. Sendo assim, muitas vezes pessoas com essa doença acabam não reconhecendo seus amigos e familiares.
Como funcionou o estudo
A pesquisa publicada no periódico especializado Medical News Today encontrou relações entre a gordura e a má função cognitiva. Os pesquisadores descobriram que um IMC maior pode aumentar o risco de demência.
Leia mais em: Quer evitar demência? Fique longe de gordura trans
A pesquisa acompanhou 872.082 pessoas com mais de 65 anos, de 2009 a 2015. Em seguida, o estudo revelou que participantes mulheres que tinham a circunferência da cintura maior do que 85 cm e homens que tinham maior do que 90 cm tinham um risco maior de desenvolver demência.
Leia também: Exercício para afinar a cintura
Diante disso, essa associação permaneceu mesmo quando os pesquisadores analisaram o IMC, pressão arterial, idade, níveis de colesterol, e outros fatores cotidianos.
Entretanto, essa pesquisa foi feita apenas com pessoas asiáticas, então, são necessários mais estudos que comprovem no resto da população. Contudo, esses resultados mostram-se promissórios para a prevenção de demência.
Sintomas de demência
Saiba quais são os principais sintomas da demência:
- Perda gradual e progressiva da memória
- Dificuldade para se comunicar
- Alucinações
- Alterações na personalidade
- Paranoia
- Agitação
- Dificuldades com funções de coordenação, ou motoras