Cigarros eletrônicos no Brasil: 20% dos jovens consomem; relembre os perigos

Saúde
29 de Agosto, 2022
Cigarros eletrônicos no Brasil: 20% dos jovens consomem; relembre os perigos

Os cigarros eletrônicos, também conhecidos como “PODs” e “Vaper”, são uma febre, principalmente entre os adolescentes. Assim, um relatório da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) mostrou que o uso de cigarros eletrônicos no Brasil atinge 20% da população jovem. 

A estimativa de 20% inclui jovens de 18 a 25 anos, segundo dados da Universidade Federal de Pelotas e da Organização Global de Saúde Pública. A comercialização dos cigarros eletrônicos no Brasil têm autorização do governo, mas mesmo assim, o consumo é grande. Diferentemente do cigarro, os malefícios do cigarro eletrônico afetam os usuários de forma mais rápida, podendo ser notados com poucos dias de uso do aparelho. 

No relatório, a organização mostra que o consumo de tabaco caiu de 28% em 2000 para 16,3% em 2020 no continente americano. Contudo, os cigarros eletrônicos preocupam.

Leia também: Cigarro eletrônico: como atrapalha a saúde do coração?

Cigarros eletrônicos no Brasil: riscos do dispositivo 

O vape se popularizou pois, como informação inicial, seria uma forma de reduzir o consumo de cigarros comuns, cessando o vício em nicotina. Entretanto, o uso do aparelho causa problemas graves à saúde, além de também conter nicotina em muitos dispositivos. 

O efeito que mais acomete os usuários é o desconforto respiratório e a qualidade da respiração. Então, conforme o uso do cigarro eletrônico acontece, o problema se torna maior e pode resultar em um quadro grave, capaz de levar à morte. Em junho de 2022, Stella Martins, especialista em dependência química, afirmou que usuários de cigarros eletrônicos têm 42% de chance a mais de terem um infarto
O uso de cigarros eletrônicos pode resultar no diagnóstico da Evali, doença que se trata de uma lesão pulmonar. A condição foi preocupante em 2019, quando se espalhou por jovens estadunidenses. Entre os sintomas estão a tosse, dor abdominal, falta de ar, fadiga, febre e calafrio. Em casos mais severos, a Evali chegou a causar a morte de adolescentes.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

5 hábitos saudáveis para enxaqueca
Saúde

5 hábitos saudáveis para enxaqueca

A enxaqueca é uma doença crônica que causa um tipo de dor de cabeça latejante

Mortes por AVC
Saúde

Mortes por AVC podem ser associadas às temperaturas extremas

Mais de meio milhão de pessoas tiveram AVC relacionados às temperaturas extremas – muito calor ou muito frio