Chris Martin afirma fazer apenas uma refeição por dia. Entenda os riscos

Alimentação Bem-estar
24 de Março, 2023
Chris Martin afirma fazer apenas uma refeição por dia. Entenda os riscos

O vocalista do Coldplay, Chris Martin, de 46 anos, está no Brasil para uma série de shows que deve durar até o dia 28 de março. Durante a temporada em São Paulo, o cantor demonstrou estar em forma ao frequentar uma academia na capital paulista para realizar o seu treino. 

Além de praticar atividades físicas, Martin revelou em uma entrevista ao podcast “Conan O’Brien Needs A Friend”, que possui um hábito bem peculiar para manter a boa forma: fazer apenas uma refeição por dia. De acordo com ele, a ideia de praticar o jejum veio do cantor Bruce Springsteen, que aos 73 anos, esbanja uma ótima forma física.

“Na verdade, não janto mais. Paro de comer às 16h e aprendi isso depois de almoçar com Bruce Springsteen (…) Eu estava em uma dieta muito rigorosa de qualquer maneira. Mas pensei: “Bruce parece ainda mais em forma do que eu”. E Patti (esposa de Springsteen) disse que ele estava comendo apenas uma refeição por dia, então eu estava tipo, “bem, lá vamos nós, esse é o meu próximo desafio”, afirmou Martin. 

A técnica incorporada por Chris não é novidade e se trata do conhecido jejum intermitente ou dieta OMAD (One Meal A Day), um estilo de vida que intercala longos períodos em jejum, que podem ser de 16 ou 24 horas, a pequenas janelas de refeições. Durante o período sem comida, é permitido ingerir água e bebidas não calóricas como café ou chá, desde que a bebida não tenha açúcar. Mas afinal, a prática é benéfica para a saúde?

Veja também: Mudar hábitos é difícil para você? Teste estas ferramentas

Jejum intermitente de Chris Martin é saudável? 

A prática queridinha das celebridades pode ser segura em alguns casos, mas também pode não ser. Tudo depende da forma com que essa dieta é incorporada. De acordo com Higor Vieira, médico pós-graduado em Nutrologia, o jejum intermitente por conta própria torna a prática perigosa. Isso porque tal dieta exige um planejamento adequado, além de um acompanhamento para entender se as metas nutricionais estão sendo alcançadas nessa refeição única.

“Com o acompanhamento de um profissional e sendo usada como uma ferramenta durante um certo período, ela pode ser feita com segurança”, explica.

Neste caso, quem adere ao jejum intermitente pode ter benefícios como perda de gordura corporal, controle de glicemia e fortalecimento da saúde do coração. Contudo, existem alguns indivíduos que não devem jejuar de forma prolongada. São elas: pessoas com diabetes em uso de insulina, grávidas e enfermos em estado debilitante.

Riscos de fazer apenas uma refeição por dia

Por ser uma dieta bastante restritiva, há uma grande dificuldade de adesão das pessoas. Ao pensar em médio e longo prazo, ela pode não ser tão atrativa – e para um plano alimentar realmente funcionar, é imprescindível que o indivíduo consiga aderir às estratégias e, assim, seguir a dieta da forma mais fiel possível.

Do mesmo modo, a prática do jejum sem os devidos cuidados, pode causar desnutrição, desidratação, hipoglicemia, fraqueza muscular e até dificuldades de concentração. Vale reforçar que caso o hábito não seja acompanhado por um médico, existem riscos de se desenvolver transtornos alimentares como bulimia e anorexia.

Além disso, nem todos conseguem se adaptar e realizar uma única refeição por dia. “Muitas pessoas não toleram ficar longas horas em jejum e apresentam falta de energia”, destaca  Francisco Tostes, médico atuante em endocrinologia.

Por isso, vale a pena consultar o seu médico para entender se o jejum intermitente de Chris Martin é uma opção interessante. Lembrando que uma alimentação saudável atrelada à prática de atividades físicas apresenta excelentes resultados na forma física e na saúde como um todo.

Fontes: Higor Vieira, médico nutrólogo da Clínica Nutrindo Ideais e Francisco Tostes, médico atuante em endocrinologia e sócio da Nutrindo Ideais.

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais