Chocolate na TPM. Pode? Entenda de vez

Alimentação Bem-estar
09 de Agosto, 2019
Chocolate na TPM. Pode? Entenda de vez

O período pré-menstrual pode causar sintomas desagradáveis, como cólicas, inchaço e irritabilidade. Algumas mulheres também sentem vontade de comer doces, especialmente chocolates, durante esse período. Para se ter uma ideia, 45% das mulheres apresentam compulsão por doces durante a TPM (Tensão Pré-Menstrual).

Os desejos por  chocolates e outras comidas são apenas um dos muitos sintomas da síndrome pré-menstrual, também conhecida como TPM, que é provavelmente causada por flutuações hormonais que afetam os mensageiros químicos do cérebro chamados neurotransmissores. Seus sintomas são exclusivos da segunda metade do ciclo menstrual.

Por que temos vontade de comer chocolate na TPM?

Quando entramos no período pré-menstrual, uma série de mudanças hormonais acometem nosso organismo. Uma delas é a queda da serotonina, o hormônio do bem estar. Para produzir serotonina, nosso corpo precisa de uma substância chamada triptofano, que é encontrada no chocolate. Ao comer chocolate, acionamos áreas do cérebro responsáveis pela sensação de prazer.

Chocolate na TPM faz bem?

Alimento mais querido nesse período, o chocolate está liberado: ele tem impacto positivo no controle da compulsão alimentar. Além de ser doce,  apresenta uma grande quantidade de triptofano, uma substância que se transforma em serotonina, o hormônio do bem-estar. 

Mas, para isso, é necessário escolher o chocolate amargo ou meio amargo com mais de 50% de cacau. Até mesmo os nibs de cacau é outra opção mais saudável para conseguir auxiliar na produção de serotonina.

Leia também: Motivos para incluir o chocolate amargo na dieta

O chocolate também contém ferro em sua composição e algumas mulheres podem apresentar anemia durante a fase menstrual, pois a absorção de ferro é aumentada devido a perda de sangue. Por isso, acredita-se que o desejo por alimentos doces, ricos em ferro, sejam mais solicitado de uma forma instintiva.

Outras dicas para amenizar a TPM

  • Invista em produtos naturais: alguns hidratantes e óleos corporais têm propriedades relaxantes, que ajudam a combater a irritação.
  • Pratique atividade física: manter os exercícios neste período ajuda a aliviar ou prevenir a cólica, assim como outros sintomas da TPM.
  • Drible o mau humor: procure fazer atividades que você gosta, nem que seja assistir a um filme ou ler um livro.

Leia também: Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da TPM

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor