O período pré-menstrual pode causar sintomas desagradáveis, como cólicas, inchaço e irritabilidade. Algumas mulheres também sentem vontade de comer doces, especialmente chocolates, durante esse período. Para se ter uma ideia, 45% das mulheres apresentam compulsão por doces durante a TPM (Tensão Pré-Menstrual).
Os desejos por chocolates e outras comidas são apenas um dos muitos sintomas da síndrome pré-menstrual, também conhecida como TPM, que é provavelmente causada por flutuações hormonais que afetam os mensageiros químicos do cérebro chamados neurotransmissores. Seus sintomas são exclusivos da segunda metade do ciclo menstrual.
Quando entramos no período pré-menstrual, uma série de mudanças hormonais acometem nosso organismo. Uma delas é a queda da serotonina, o hormônio do bem estar. Para produzir serotonina, nosso corpo precisa de uma substância chamada triptofano, que é encontrada no chocolate. Ao comer chocolate, acionamos áreas do cérebro responsáveis pela sensação de prazer.
Alimento mais querido nesse período, o chocolate está liberado: ele tem impacto positivo no controle da compulsão alimentar. Além de ser doce, apresenta uma grande quantidade de triptofano, uma substância que se transforma em serotonina, o hormônio do bem-estar.
Mas, para isso, é necessário escolher o chocolate amargo ou meio amargo com mais de 50% de cacau. Até mesmo os nibs de cacau é outra opção mais saudável para conseguir auxiliar na produção de serotonina.
Leia também: Motivos para incluir o chocolate amargo na dieta
O chocolate também contém ferro em sua composição e algumas mulheres podem apresentar anemia durante a fase menstrual, pois a absorção de ferro é aumentada devido a perda de sangue. Por isso, acredita-se que o desejo por alimentos doces, ricos em ferro, sejam mais solicitado de uma forma instintiva.
Leia também: Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da TPM