Chá de rosa vermelha: Benefícios e como preparar

Alimentação Bem-estar
01 de Outubro, 2021
Chá de rosa vermelha: Benefícios e como preparar

A mais bela, colorida e visual estação do ano chegou, a primavera! E consumir chás de flores, como o chá de rosas vermelhas, também é uma ótima alternativa para manter o organismo funcionando corretamente nessa época do ano.

Além da beleza e do romantismo que ela traz, a rosa vermelha pode ser usada para fins medicinais, sabia? De acordo com a nutricionista Luanna Caramalac Munaro, “os benefícios do chá de pétalas de rosas vermelhas são variados, pois ele possui nutrientes que são essenciais para a saúde geral do corpo.”

Isso porque a flor é fonte de vitaminas A e E, dois poderosos antioxidantes que impedem a proliferação de toxinas e radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. Além disso, mantêm a pele e os cabelos saudáveis.

E mais: o chá é diurético e aumenta a frequência da urina, colaborando para a expulsão de toxinas. “As pétalas da rosa vermelha ainda são conhecidas por impulsionar o sistema digestivo”, ressalta a especialista.

Leia também: Chá de folha de manga: Benefícios que você precisa conhecer

Para preparar o chá de rosas vermelhas, é importante primeiramente que as pétalas estejam muito bem lavadas. Mas atenção: nada de sair pegando qualquer flor que você encontra na floricultura: o ideal é que a rosa seja própria para consumo humano, cultivada sem agrotóxicos. Depois de higienizar, faça a infusão das pétalas. Confira:

Receita de chá de rosas vermelhas

Ingredientes:

  • 500 ml de água;
  • 10 pétalas de rosa frescas;
  • Açúcar, mel ou adoçante (opcional).

Modo de preparo do chá de rosas vermelhas:

Esquente a água. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e coloque as pétalas. Em seguida tampe, espere cinco minutos e coe. Por fim, é só beber (e adoçar se preferir).

Fonte: Luanna Caramalac Munaro, nutricionista que atua na área da saúde integrativa com o foco em prevenção e tratamentos de doenças crônicas não transmissíveis. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional – VP, em Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase, Pós- graduanda em Nutrição Comportamental- IPGS, formação em modulação intestinal.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado