Chá de rosa vermelha: Benefícios e como preparar
A mais bela, colorida e visual estação do ano chegou, a primavera! E consumir chás de flores, como o chá de rosas vermelhas, também é uma ótima alternativa para manter o organismo funcionando corretamente nessa época do ano.
Além da beleza e do romantismo que ela traz, a rosa vermelha pode ser usada para fins medicinais, sabia? De acordo com a nutricionista Luanna Caramalac Munaro, “os benefícios do chá de pétalas de rosas vermelhas são variados, pois ele possui nutrientes que são essenciais para a saúde geral do corpo.”
Isso porque a flor é fonte de vitaminas A e E, dois poderosos antioxidantes que impedem a proliferação de toxinas e radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. Além disso, mantêm a pele e os cabelos saudáveis.
E mais: o chá é diurético e aumenta a frequência da urina, colaborando para a expulsão de toxinas. “As pétalas da rosa vermelha ainda são conhecidas por impulsionar o sistema digestivo”, ressalta a especialista.
Leia também: Chá de folha de manga: Benefícios que você precisa conhecer
Para preparar o chá de rosas vermelhas, é importante primeiramente que as pétalas estejam muito bem lavadas. Mas atenção: nada de sair pegando qualquer flor que você encontra na floricultura: o ideal é que a rosa seja própria para consumo humano, cultivada sem agrotóxicos. Depois de higienizar, faça a infusão das pétalas. Confira:
Receita de chá de rosas vermelhas
Ingredientes:
- 500 ml de água;
- 10 pétalas de rosa frescas;
- Açúcar, mel ou adoçante (opcional).
Modo de preparo do chá de rosas vermelhas:
Esquente a água. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e coloque as pétalas. Em seguida tampe, espere cinco minutos e coe. Por fim, é só beber (e adoçar se preferir).
Fonte: Luanna Caramalac Munaro, nutricionista que atua na área da saúde integrativa com o foco em prevenção e tratamentos de doenças crônicas não transmissíveis. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional – VP, em Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase, Pós- graduanda em Nutrição Comportamental- IPGS, formação em modulação intestinal.