Chá de rorela: Benefícios da planta carnívora

Alimentação Bem-estar
30 de Novembro, 2020
Chá de rorela: Benefícios da planta carnívora

O chá de rorela, uma planta carnívora que parece com uma flor de pétalas vermelhas, é uma bebida que ajuda no tratamento de problemas respiratórios e também problemas ligados ao sistema urinário. Seu nome científico é Drosera rotundifolia e ela é típica dos países do hemisférios Norte.

Assemelha-se a uma flor, com pétalas cor de rosa avermelhado. Por ser muito rara, não é encontrada para ser colhida diretamente na natureza. É possível comprá-la no Brasil em algumas lojas de produtos naturais ou pela internet.

Benefícios do chá de rorela

Pulmão saudável

O chá ajuda a aliviar sintomas de problemas respiratórios, especialmente tosse. Por isso, é considerado uma bebida expectorante. Por isso, a planta é indicada em casos de asma, rinite, coqueluche, bronquite, laringite e tosse seca ou aguda.

Leia também: Chá de mirra: Benefícios e como preparar a bebida

Imunidade fortalecida

Ainda, na composição da rorela há grande presença de antioxidantes, como flavonoides. Por isso, pode promover o fortalecimento da imunidade e impedir que doenças inflamatórias prejudiquem o organismo.

É diurético

Não só, o chá de rorela é um potente diurético natural. Portanto, previne a retenção excessiva de líquido no corpo, além de reduzir a sensação de inchaço, formação de cálculos renais e o aparecimento de celulites. Além disso, ajuda a “limpar” o organismo.

Leia mais: Chá de lúcia-lima (limonete): Benefícios e como preparar

Sono relaxante

Além de diurético, também calmante. Por isso, sua ingestão pode aliviar ansiedade, estresse, sintomas da depressão e, principalmente, insônia. Sendo assim, pode garantir um sono mais calmo e relaxante.

Como preparar o chá de rorela

  • Para fazer o chá, a planta deve estar seca – encontrada à venda em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação
  • Junto à água fervente, levará apenas alguns minutos até a infusão estar completa
  • Espere o chá estar morno para bebê-lo

Contraindicações do chá de rorela

A princípio, não há contraindicações para o consumo do chá ou possíveis efeitos colaterais negativos.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Alimentação

Cuidados com a alimentação para curtir a folia

As longas horas de danças e marchinhas, muitas vezes acompanhadas de bebidas alcoólicas e do sol quente, pedem um cuidado redobrado com a alimentação. O que

Alimentação

Como manter o corpo hidratado no bloquinho

Mais do que nunca, o carnaval é uma das épocas do ano em que manter o corpo hidratado se torna fundamental. A maior festa popular do

Porções menores
Alimentação

Porções menores, mais nutrientes no dia a dia

O apetite diminuiu e está difícil ajustar sua alimentação a essa nova realidade? Esse é um dos principais desafios durante o tratamento com as canetas injetáveis.