Chá de mirra: benefícios e como preparar a bebida
O chá de mirra, feito com um arbusto também chamado de mirra arábica, incenso e mirra verdadeira, é uma bebida de sabor amargo. A planta é usada desde o Antigo Egito com diversas finalidades, principalmente devido à presença de propriedades medicinais em sua composição.
A mirra serve para fortalecer as gengivas, rejuvenescer pele envelhecida ou enrugada e tratar acne, aftas, úlceras e alergias de pele.
Leia também: Chá de cedrico: Propriedades e benefícios
Benefícios do chá de mirra
Alivia problemas respiratórios
Para a respiração, o chá de mirra é uma grande ajuda. Ou seja, ele pode aliviar sintomas de problemas como asma, bronquite e mais.
Imunidade fortalecida
A mirra é uma planta com propriedade anti-inflamatória e, por isso, ela não apenas ajuda a aliviar os sintomas de problemas respiratórios, mas também ajuda a inibi-los. Portanto, fortalece a imunidade e evita doenças de fundo inflamatório.
Pele saudável e livre de inflamações
É também devido ao seu potencial anti-inflamatório que a planta beneficia a pele, prevenindo inflamações – maiores causadoras do aparecimento de acne. Não só, pode evitar problemas como as úlceras e alergias de diversos tipos, além de prevenir o envelhecimento precoce, resultado do estresse oxidativo.
Leia mais: Alimentos que causam o envelhecimento precoce da pele
Efeito analgésico
Ainda, o extrato da mirra também é conhecido por promover efeito analgésico, ou seja, combate dores. Assim, o óleo essencial de mirra torna-se cada vez mais popular. Ele pode aliviar dores no corpo, em especial torcicolos.
Leia também: Chá de escrofulária: Propriedades e benefícios
Como preparar o chá de mirra
Ingredientes:
- 1 col (sopa) de mirra em pó;
- 2 xíc de água.
Modo de preparo:
Primeiramente, ferva a água em uma panela. Então, distribua o pó em duas porções. Assim que a água entrar em ponto de ebulição, jogue-a por cima da mirra e tampe bem. Deixe descansando por cerca de 10 a 15 minutos. Rende duas porções.
Contraindicação do chá de mirra
A mirra está contraindicada para mulheres grávidas ou em fase de lactação. Existem referências que também contraindicam a mirra para pessoas com problemas cardíacos, diabetes ou que tomam anticoagulantes como a varfarina.