Chá de gervão: Benefícios e como preparar a bebida

Alimentação Bem-estar
15 de Setembro, 2020
Chá de gervão: Benefícios e como preparar a bebida

O chá de gervão, planta de flores azuis também conhecida como gervão-roxo, orgibão e rinchão, é uma bebida utilizada na medicina popular para auxiliar no tratamento de dores abdominais e de estômago, febres e prisão de ventre. Também é um eficaz diurético e um tônico estimulante.

Tradicionalmente, o gervão é ajuda a controlar e aliviar sintomas da gripe e de resfriados, como tosse, febre e congestão nasal.

Benefícios do chá de gervão

Imunidade fortalecida

Anti-inflamatório, vermífugo e antibactericida, o chá de gervão ajuda a prevenir que doenças prejudiquem o organismo. Assim, a bebida fortalece a ação protetora do sistema imunológico. Como se fosse uma fortaleza, a imunidade – como chamamos o sistema imunológico – é uma espécie de muralha que garante as defesas do seu corpo. O inimigo? As mais diversas doenças que podem atrapalhar o funcionamento do organismo. 

Trata-se de uma estrutura complexa formada por órgãos, tecidos e células que atuam no combate aos invasores externos.

Assim, esse conjunto de guardiões é responsável por promover a imunidade. Ou seja, o equilíbrio do organismo a partir de uma resposta coordenada aos ataques patogênicos (bactérias, vírus e outros micro-organismos).

Desintoxica o corpo e protege os rins

É naturalmente diurético, portanto, facilita a eliminação de toxinas pela urina – o que favorece diretamente a saúde dos rins e do fígado. Também devido à ação diurética, previne a retenção de líquido.

Leia também: Desidratação e pressão arterial: Qual a conexão?

Ajuda na cicatrização

Cicatrizante, a bebida trabalhava para manter a pele saudável e facilita o processo de cicatrização em casos de ferimentos, feridas, picadas de inseto, eczemas, bem como de acne.

Leia mais: Alimentos que ajudam na cicatrização

Previne a prisão de ventre

Gervão promove efeito laxante, por isso, não pode ser consumido em excesso. Entretanto, beber até uma xícara desse chá diariamente pode facilitar a digestão e prevenir a constipação (prisão de ventre).

Como fazer o chá de gervão em casa

  • Duas colheres de sopa de gervão
  • 500mL de água
  • Ferva por 10 minutos

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa