Cetona de framboesa ou raspberry ketone emagrece?

Alimentação Bem-estar
24 de Agosto, 2021
Cetona de framboesa ou raspberry ketone emagrece?

Quando se fala em perda de peso, temos dezenas de opções de suplementos para auxiliar no processo de emagrecimento. Nos últimos anos, a cetona de framboesa, também conhecida como raspberry ketones, se destacou entre as queridinhas das cápsulas. Mas, será que a cetona de framboesa emagrece? 

A fruta tem efeito antioxidante e ajuda a relaxar os vasos sanguíneos. Porém, esse  componente responsável por dar a cor e o aroma aos frutos silvestres teria o poder de quebrar a gordura de forma mais eficaz. Como consequência, o corpo queima mais rápido e aumenta os níveis do hormônio que regula o metabolismo, a adiponectina.

Geralmente a cetona de framboesa é utilizada para dar cor, sabor ou fragrância para refrigerantes, sorvetes ou cosméticos. Mas, este composto está sendo vendido hoje em dia como um suplemento alimentar.

Leia também: Perda de peso: como a balança ajuda a checar as mudanças

Cetona de framboesa ou raspberry ketone emagrece?

Ainda não existe comprovação do efeito em seres humanos, embora pesquisas mostrem o potencial a partir da estrutura molecular semelhante à capsaicina e sinefrina. Então, acredita-se que o efeito termogênico da cetona de framboesa influencie no emagrecimento, mesmo que a pessoa mantenha uma dieta rica em gordura.

Principalmente pela atuação com a enzima lipase, que é responsável pela quebra das moléculas de lipídios, e no sistema digestivo transformando lipídios em ácidos graxos e glicerol.

Por outro lado, alguns estudos em roedores mostram que a substância pode evitar o ganho de peso. Contudo, foram utilizadas doses massivas do suplemento. 

Dosagem

O indicado é uma cápsula (100mg) no café da manhã e outra no almoço, durante um período mínimo de 2 meses. Não é possível afirmar se o suplemento pode causar algum dano à saúde a longo prazo, mas a cápsula não deve ser consumida por grávidas e lactantes. 

Por fim, procure orientação médica para saber a dosagem ideal para o seu organismo.

Leia também: Café verde emagrece? Saiba como age no metabolismo

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo tomar glutamina
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar glutamina?

Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

mulher correndo ao ar livre em uma ponte em cima de um rio
Bem-estar Movimento

Quando aumentar a distância na corrida?

Sente que os treinos estão ficando cada vez mais fáceis de completar? Talvez seja a hora de aumentar a distância na corrida. Entenda

Alimentação e hipertensão
Alimentação Bem-estar Saúde

Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

O ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Veja outras dicas