Caspa na sobrancelha: conheça as causas e como evitar
A caspa, na linguagem médica, se chama dermatite seborreica, uma alteração patológica crônica da pele que pode acometer as áreas ricas em glândulas sebáceas, como é o caso do couro cabeludo. No entanto, a descamação também pode surgir no rosto, causando a caspa na sobrancelha. Entenda melhor porque ela ocorre e como tratá-la.
Afinal, o que causa caspa na sobrancelha?
A causa da caspa na sobrancelha ainda é desconhecida pelos médicos, mas há uma predisposição genética em algumas pessoas. Além disso, ocorre por fatores diversos, que vão desde baixa temperatura, consumo de álcool, além de estresse emocional e excesso de oleosidade no local.
O tipo de sabonete utilizado no rosto também pode melhorar ou piorar o quadro. Por isso, é ideal é utilizar produtos de acordo com o tipo de pele, seja ela seca, oleosa ou mista. Para quem está com o problema, remover o excesso de óleo da pele com sabonete é necessário, mas sempre mantendo a pele hidratada com creme. Além disso, é imprescindível orientação de um dermatologista, pois sabonetes que ressecam muito a pele pioram a dermatite, e cremes muito oleosos também. Dessa forma, evite produtos que ressecam muito a pele, como os sabonetes como ácido salicílico e enxofre, por exemplo.
Como é feito o tratamento
Segundo os dermatologistas, um tratamento para caspa de sobrancelhas de sucesso acontece quando há um equilíbrio entre a qualidade de óleo da pele com a quantidade de água, que conferem a oleosidade e a hidratação da pele, respectivamente. E isso também deve ser observado nas sobrancelhas. Assim, além do sabonete, tratamentos tópicos com cremes e pomadas antifúngicas, anti-inflamatórios como os corticóides, entre outros, podem ser usados no tratamento e controle. Especialistas também recomendam:
- Evitar água quente, pois piora o quadro de desidratação na região;
- Utilizar demaquilante bifásico ou água micelar para remover os resíduos;
- A limpeza deve ser feita com delicadeza, pois o atrito em excesso pode até provocar queda dos fios.
Além disso, hábitos diários e uma boa rotina de skincare também incluenciam na caspa na sobrancelha. Dessa forma, contribuem de forma positiva evitar o excesso de álcool, o tabagismo e o controle do estresse. Para quem tem predisposição, o uso de máscara poderia desencadear o quadro de dermatite seborreica. Por isso, o ideal é remover bem os resíduos diariamente, com sabonete facial específico, minimizando os riscos.
Leia mais: Caspa: conheça as causas e tratamentos
Fontes: Dra. Flávia Basílio, dermatologista do Paraná e Dra. Patrícia Mafra, dermatologista, de São Paulo.