Casos de monkeypox ao redor do mundo começam a cair

Saúde
31 de Agosto, 2022
Casos de monkeypox ao redor do mundo começam a cair

Os casos de monkeypox ao redor do mundo apresentaram a primeira queda, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os registros da varíola dos macacos entre 15 e 21 de agosto decaíram 21% em relação aos sete dias anteriores, após quatro semanas em que a enfermidade estava apenas crescendo.

Assim, entre os dias 8 e 14 de agosto, a OMS registrou 7.477 casos da doença. Já na semana seguinte, esse número caiu para 5.907. Embora o cenário ainda seja preocupante, o continente está indo para uma “boa direção” em relação ao combate da monkeypox, como afirmou o diretor da organização na Europa, Hans Kluge, em coletiva de imprensa.

“Existem alguns sinais iniciais encorajadores, como os observados na França, Alemanha, Portugal, Espanha, Reino Unido e em outros lugares, de que a epidemia pode desacelerar”, declarou o representante. Acredita-se que um dos motivos dessa mudança é a vacinação contra a doença que está acontecendo nos países europeus há cerca de dois meses.

Leia mais: Lesões da monkeypox: dá para diferenciá-las de outras doenças?

Casos de monkeypox ao redor do mundo: a melhora do cenário nos Estados Unidos

Além da melhora nos países citados por Hans, o avanço também acontece nos Estados Unidos, a região mais afetada pela doença. De acordo com registros da plataforma Our World in Data, da Universidade John Hopkins, a média móvel de monkeypox no país é de 354 casos. No dia 10 de agosto, quando houve o pico da enfermidade no local, somavam-se 537 evidências diárias da varíola dos macacos. Assim, calcula-se que a redução foi de 34%.

Além disso, mundialmente, o levantamento também desenha um bom cenário. Ainda que a média móvel esteja em 725 casos, é uma diminuição de 28% quando o dado é comparado a 10 de agosto, dia em que 1.017 evidências da doença estavam sendo registradas por dia.

Leia mais: Caso de conjuntivite ligado à varíola dos macacos é registrado no Brasil

Como está a situação no Brasil?

Já em território brasileiro, a situação ainda se mostra delicada. Enquanto que no décimo dia de agosto, o Brasil tinha uma média móvel de 105 casos diários, atualmente, esse número saltou para 127. Logo, houve um aumento de 21% nos registros da doença.

Além disso, sabe-se também que há 4.876 evidências confirmadas da monkeypox no país, 5.189 suspeitas e duas mortes comprovadas por causa da enfermidade.

Referência:

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show