Caseinato de cálcio: Conheça os benefícios e propriedades
Para entender o que é exatamente o caseinato de cálcio é necessário, antes, conhecer um pouco sobre as propriedades do leite de origem animal. “O leite é composto por diversas proteínas: proteínas do soro, também conhecidas por whey protein, e caseína”, explica Mariana Del Bosco, nutricionista da Clínica Maison Santé.
Essa última é considerada, inclusive, a principal proteína do leite, principalmente porque oferece muitos aminoácidos, nutrientes importantes para aumentar o ganho de massa muscular. Assim, como resultado, ela é altamente indicada para atletas e quem pratica exercícios de hipertrofia.
A especialista conta que, depois de utilizar um processamento químico que adiciona hidróxido de cálcio – composto que serve para dissolver a proteína – a caseína é transformada em um subproduto chamado de caseinato de cálcio.
“Ele é muito usado na indústria de laticínios por conferir características de cremosidade e corpo para produtos como requeijão, iogurtes e bebidas lácteas”. Além disso, ajuda a elevar o valor nutricional de alguns alimentos, assim como ampliar a validade e alterar sabor e aroma.
Leia também: Cálcio: Alimentos fontes do mineral – além do leite
Benefícios do caseinato de cálcio
“Atualmente, temos visto uma gama de marcas direcionadas para praticantes de atividade física com produtos à base de caseinato de cálcio com o intuito de contribuir com o aporte proteico. Pode ser uma alternativa a outros suplementos proteicos”, afirma Mariana.
Segundo ela, o caseinato de cálcio costuma ser escolhido como substituto do whey protein, por exemplo, por conta do tempo de digestão e absorção. Como ele entra no organismo de maneira mais lenta, pode, eventualmente, ser uma estratégia para prolongar a sensação de saciedade. Sendo assim, contribui para a perda de peso e estende o período de entrega de aminoácidos essenciais para o ganho muscular.
Outra característica do suplemento, disponível em pó e cápsula, é que, em geral, se mistura mais facilmente a sucos e vitaminas. Apresenta ainda níveis baixos de gordura e lactose, mas uma boa quantidade de cálcio, fundamental para garantir a saúde de ossos e dentes.
Indicações do suplemento
“Qualquer suplemento, como o próprio nome já diz, é indicado quando não é possível aportar o nutriente em questão através do consumo de alimentos”, informa a nutricionista. Cabe ao profissional de saúde que acompanha o paciente fazer uma avaliação individualizada para entender a necessidade de suplementar e, se for o caso, recomendar a melhor forma de consumir o caseinato de cálcio.
Assim, ele deve ser consumido, preferencialmente, sob orientação de médico ou nutricionista. “Lembrando que é contraindicado para quem tem alergia à proteína do leite de vaca e para dietas restritas em proteínas”, finaliza Mariana.