Caruru: Tudo sobre a planta medicinal brasileira
O caruru é uma planta medicinal comum na região Nordeste e mais consumida no estado da Bahia, principalmente na culinária. Além das propriedades e usos medicinais das folhas, elas aparecem no preparo de saladas, molhos, caldos, sopas e mais. Não só, as sementes e os talos do caruru também podem ser aproveitados.
Benefícios de utilizar o caruru
Imunidade fortalecida
As folhas de caruru são ricas em diversos nutrientes que ajudam a fortalecer a ação protetora da imunidade. Entre os nutrientes que compõem a planta estão cálcio, vitamina A e C (ambas anti-inflamatórias), vitaminas do complexo B e potássio.
Ossos fortes
Por ser uma fonte de cálcio, o consumo de caruru também ajuda a garantir a saúde óssea, assim prevenindo problemas como a osteoporose, ou seja, o enfraquecimento dos ossos.
Leia mais: Alimentos que contêm mais cálcio do que leite
Pele jovem e saudável
A princípio, o envelhecimento precoce da pele é principalmente provocado pela ação de radicais livres. Os radicais livres provocam o estresse oxidativo, que causa o aparecimento de rugas, linhas de expressão e prejudica a firmeza e jovialidade da pele.
Uma das formas mais eficientes de retardar esse cenário é consumindo alimentos naturalmente anti-inflamatórios. Sendo assim, ingredientes ricos em vitaminas como A e C, de ação antioxidante, são ótimas opções. Felizmente, o caruru é uma boa fonte dessas vitaminas e ajuda a garantir uma pele mais jovem e saudável.
Protege a saúde do coração
Por conter potássio em sua composição, a planta medicinal ajuda a proteger a saúde do coração, uma vez que esse é um mineral essencial para o controle da pressão arterial e para manter o ritmo cardíaco devidamente regulado. Por outro lado, a deficiência de potássio no sangue, chamada de hipocalemia, pode ter graves consequências.
Como consumir o caruru
- Chá
- Salada
- Molhos
- Sopas e caldos
- Receitas típicas da Bahia
Leia também: Capeba: Propriedades e benefícios da planta brasileira