Carqueja: Para que serve e benefícios do chá

Alimentação Bem-estar
08 de Janeiro, 2020
Carqueja: Para que serve e benefícios do chá

Muito popular, a erva carqueja nasce em terrenos amplos e diversos, muitas vezes baldios, e também em pastos, visto que necessita de muita luz do sol. Ela é, principalmente, utilizada na medicina alternativa, em forma de chá.

Entre as propriedades principais do chá de carqueja, a ação diurética deve ser destacada. Não só, possui ação antianêmica, ou seja, combate a falta de ferro no organismo. Também, é antiasmática, agindo contra os sintomas da asma.  Além disso, trata a hipoglicemia, diarreia, diabetes e outras condições.

Para que serve carqueja e benefícios do chá de carqueja

Melhora da digestão

Essa potente planta pode ajudar na melhora do funcionamento intestinal. Dessa forma, ela beneficia a digestão, assim, combate a constipação. Isso é explicado pela ação protetora da erva em relação à mucosa do estômago e do intestino. 

A mucosa intestinal é responsável pela absorção de nutrientes e, não só, pela formação do bolo fecal, sendo assim, é altamente importante para o funcionamento do organismo. 

Leia também: Alimentos de fácil digestão

Diminui o nível de colesterol

Rica em saponinas, substâncias que agem como anti-inflamatório e previnem a oxidação, a carqueja promove a diminuição do nível de mau colesterol, o LDL. 

Combate a anemia

Não só, por ser abundante em ferro, a prevenir o desenvolvimento, bem como combate os sintomas da anemia.

Previne diabetes

A carqueja também proporciona que carboidratos ingeridos na alimentação sejam absorvidos em menor quantidade pelo corpo, o que beneficia pacientes com pré-diabetes ou que já apresentam a doença inteiramente. 

Leia mais: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes

Como consumir a carqueja

A forma mais comum de consumir a carqueja é tomando o seu chá, que traz consigo todos os benefícios mencionados. A receita é elaborada a partir de uma colher de sopa das folhas da planta picadas para uma dose de uma xícara de chá de água fervente. O consumo deve ser feito, no máximo, três vezes ao dia.

Como qualquer erva, a recomendação é consumi-la com moderação e verificar com os médicos as contraindicações, já que, em casos de gestantes e lactantes, doses excessivas podem baixar a pressão.

Chá de carqueja emagrece?

Nenhum alimento isolado é capaz de promover a perda de peso. Mas, a planta possui ação termogênica, aumentando o gasto energético e, consequentemente, a queima de gordura . Por isso, a ingestão do chá pode ser um aliado do emagrecimento.

Da mesma maneira, por sua ação diurética, a carqueja estimula a eliminação de líquidos e combate o inchaço.

Que tal incluir os benefícios do chá de carqueja no seu dia a dia? Conheça o Chá Nutrigood Boa Digestão, preparado com ervas destinadas ao auxílio na melhora da digestão. Sua composição contém hortelã, abacaxi, gengibre, alecrim, carqueja e erva doce. Clique aqui para saber mais.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

TDAH ansiedade e depressão
Bem-estar Equilíbrio

TDAH, ansiedade e depressão: psquiatra explica diferenças

Apesar de serem parecidos, os transtornos mentais reservam suas peculiaridades e tratamentos específicos

TDAH
Bem-estar Equilíbrio

TDAH: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é uma condição crônica de causas genéticas

Higiene do sono para crianças
Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde Sono

Higiene do sono para crianças: 7 dicas para criar rotinas eficazes 

Veja como adaptar o conjunto de hábitos e orientações para crianças