Captação de água da chuva ajuda o meio-ambiente e o bolso!
Uma forma sustentável de economizar na conta de água e também ajudar o meio-ambiente é com a captação de água da chuva. Ela exige um sistema específico para que funcione com segurança e também sucesso. Quando o evento acontece, muita água fica parada nos telhados e é descartada, mas ela pode e deve ser reaproveitada.
Um sistema para a captação de água que é muito comum nas residências é a cisterna. É um reservatório de água com vários modelos. Em alguns casos, como a cisterna de alvenaria, esse depósito precisa ser enterrado e são necessárias obras grandes para sua instalação. Por outro lado, a cisterna vertical não precisa de instalação e é mais fácil de colocar nos ambientes.
O método de captação economiza até 50% de água, reduzindo, assim, os gastos. A captação de chuva não deve ser feita de qualquer maneira. Isso porque o local de armazenamento precisa ser bem fechado, para evitar riscos de proliferação do mosquito da dengue e outras doenças.
Leia também: Lareira ecológica: o que é, benefícios e cuidados
Como funciona a cisterna na captação de água
Durante a chuva, uma calha envia toda a água que ficaria presa no telhado para dentro da cisterna. Antes disso, esse líquido passa por um filtro que retém impurezas e partículas maiores, como folhas e qualquer outro resíduo considerável. Já no armazenamento, há uma válvula que ajuda a controlar o fluxo de água, evitando que o depósito transborde.
Como existem diferentes tipos de cisterna, em alguns modelos, também existem uma bomba e uma tubulação, que enviam a água do reservatório direto para os banheiros e as mangueiras.
A água captada da chuva pode ser usada nos vasos sanitários, para aguar as plantas e para lavar calçadas, carros ou outros objetos. Ela não deve ser usada na cozinha e nem ingerida! Como passa por uma filtragem leve, não é potável e, com isso, se torna imprópria para consumo. Além disso, a água usada na máquina de lavar e também no banho conseguem ser reaproveitadas para os mesmos fins.
Os reservatórios da cisterna são de diversos tamanhos e podem ser adaptados para diferentes tipos de residência. Em geral, são grandes, mas apartamentos e espaços pequenos também pode receber sistemas menores. Contudo, o objeto deve ficar longe do sol e do calor.
Cisternas mais simples podem ser feitas com a ajuda de uma calha e um barril, mas devem sempre ser tampadas para vedar bem o local.