Canja de galinha fortalece a imunidade? Entenda o que a ciência tem a dizer

Alimentação Bem-estar Saúde
19 de Maio, 2023
Canja de galinha fortalece a imunidade? Entenda o que a ciência tem a dizer

Com o termômetro mostrando temperaturas mais baixas, a imunidade pode ser afetada, nos tornando mais suscetíveis a gripes. Em meio a esse cenário, uma das opções mais populares e tradicionais para retomar a imunidade é apostar na canja de galinha.

De geração em geração, acredita-se que essa sopa de frango e legumes possa desempenhar um papel importante na manutenção da imunidade. Mas além do sabor, será que a sopa realmente é uma boa opção para evitar ou tratar resfriados? Confira a seguir. 

Veja também: Grávidas podem tomar própolis para amenizar os sintomas de gripe? Especialista explica

Afinal, a canja de galinha pode fortalecer a imunidade?

De acordo com os pesquisadores de Harvard, Universidade nos Estados Unidos, embora não haja comprovação científica, analisando os itens que compõem a sopa, é possível dar um veredito. A canja pode sim ajudar o sistema imunológico já que se trata de uma opção leve e fácil para o estômago, especialmente quando há falta de apetite. 

A composição da sopa fornece vários nutrientes envolvidos no sistema imunológico como a proteína e zinco do frango, vitamina A da cenoura, vitamina C do aipo e da cebola e antioxidantes da cebola e das ervas. 

Além disso, a canja contém fluidos e eletrólitos que previnem a desidratação, condição que pode acontecer principalmente após episódios de febre. Ou seja, apostar em um prato de canja de galinha pode ser uma ótima opção para se sentir melhor diante da baixa imunidade. 

Contudo, vale esclarecer que nenhum alimento ou receita, sozinho, é capaz de fortalecer a imunidade por si só. É necessário ter um estilo de vida mais saudável e adotar outras medidas para evitar doenças. 

Outras formas de fortalecer a imunidade no frio

Ter uma imunidade forte e resistente é a base para evitar doenças e complicações. Por isso, você não precisa esperar as épocas frias para cultivar bons hábitos que fortaleçam a sua saúde. O ideal é construir um estilo de vida mais equilibrado com pequenas atitudes do dia a dia. A seguir, confira algumas dicas para manter a sua imunidade sempre em dia.

  • Mantenha uma alimentação equilibrada: alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes são excelentes opções para afastar doenças. Alguns deles são bem comuns e fáceis de serem encontrados e combinados na dieta como laranja, kiwi, brócolis, couve e espinafre.
  • Hidrate-se — mesmo sem sentir sede: no frio é normal que tenhamos menos sede, mas isso não significa que devemos reduzir a quantidade de líquidos, especialmente de água. Ela é essencial para manter o corpo hidratado e também ajuda o sistema imunológico.
  • Exercícios: abandonar a rotina de atividades físicas no frio pode ser uma péssima ideia para a imunidade. Pesquisas apontam que o exercício físico é eficaz na proteção contra doenças e desempenha um papel importante para fortalecer o sistema imunológico. Então, ainda que as temperaturas não estejam favoráveis, adapte a sua rotina e mantenha as atividades físicas, ainda que sejam mais simples como caminhadas ao sol.

Veja também: Alimentos para aumentar a imunidade no frio

Referências: Harvard – The nutrition source.

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

Por quanto tempo tomar glutamina
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar glutamina?

Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

mulher correndo ao ar livre em uma ponte em cima de um rio
Bem-estar Movimento

Quando aumentar a distância na corrida?

Sente que os treinos estão ficando cada vez mais fáceis de completar? Talvez seja a hora de aumentar a distância na corrida. Entenda

Alimentação e hipertensão
Alimentação Bem-estar Saúde

Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

O ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Veja outras dicas