Caminhada emagrece? Saiba se é verdade ou mito

Bem-estar Movimento
15 de Junho, 2020
Caminhada emagrece? Saiba se é verdade ou mito

Você já deve ter se perguntando se caminhada emagrece. Pois, saiba que para ter resultados na balança, você não precisa necessariamente ir para a academia. Assim, é possível, inclusive, emagrecer fazendo caminhada. Como? Turbinando a maneira como você caminha.

Além de acessível, a caminhada combinada com a dieta pode ajudá-lo a perder peso. Isso porque ao aumentar a atividade e diminuir o número de calorias que você come, você força o corpo a queimar as gorduras armazenadas para te abastecer. 

Caminhada emagrece? Como emagrecer fazendo caminhada

Se você está acima do peso ideal já pode ter se perguntado qual opção seria mais eficaz: caminhada emagrece ou a corrida é mais eficaz? Nesse caso, a caminhada é mais indicada por ter um impacto menor sobre as articulações dos seus joelhos e tornozelos. Ou seja, sim, fazer caminhada emagrece. Já na corrida o impacto é alto. 

Portanto, prepare o seu corpo primeiro, inicie com um a boa caminhada. Perca peso e, aí sim, nós podemos aos poucos ir colocando a corrida na sua rotina de exercícios.

Para perder um quilo, você precisa perder, em média, 3,5 mil calorias. Portanto, perder de 500 a mil calorias produz uma perda de um a dois quilos por semana. Assim, o recomendado é 150 minutos de atividade moderada por semana, como a caminhada rápida, para uma significativa perda de peso. 

Qualquer tipo de atividade física queima caloria. No entanto, uma caminhada lenta consome menos energia, por isso faz sentido que você queime menos calorias por hora. Da mesma maneira, o número de calorias que você queima durante a caminhada depende da sua velocidade. Ou seja, uma pessoa de 80 kg que caminha a 3 quilômetros por hora queima 204 calorias por hora. Contudo, dobrando a velocidade para 6 quilômetros em uma hora, ela poderá queimar 409 calorias.

Leia também: Benefícios de caminhar 30 minutos todos os dias

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Caminhada emagrece: Como perder peso caminhando

Se você não pratica atividade física regularmente, comece com apenas 10 a 15 minutos de caminhada por dia. Depois, aumente a velocidade e a quantidade de tempo quando se sentir mais confortável com isso. Assim, a caminhada ao ar livre é uma boa opção. Mas, se não for possível, escolha uma esteira. 

Uma dica para a caminhada na esteira para quem está acima do peso (e não possui artrose): incline um pouco a esteira, pois assim você diminui o impacto e aumenta o gasto calórico.

Mudar a rotina de caminhada para desafiar seu corpo também é uma ótima maneira de perder peso. Prefira ruas inclinadas para queimar mais calorias. Além disso, você pode até adicionar treinamento intervalado. Alterne um minuto de caminhada rápida com 30 a 60 segundos de velocidade, seguido de um ritmo de corrida para queimar mais calorias.

Por fim, mantenha uma alimentação balanceada. Controle o tamanho das porções e reduza a ingestão de alimentos açucarados e gordurosos.

Leia também: Dicas de como usar chás para emagrecer

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.

borderline
Bem-estar Equilíbrio

Borderline: O que é, quais são os sintomas e tratamentos

O Transtorno de Personalidade Borderline, trat-se de uma doença mental que envolve as áreas da psiquiatria e psicologia