Calêndula: Propriedades, benefícios e como consumir

27 de março, 2020

Conhecida como “bem-me-quer, mal-me-quer”, a calêndula é uma erva da família das margaridas. Suas propriedades mais importantes são aquelas de ação anti-inflamatória, antiviral, antifúngica e capazes de aliviar os sintomas da TPM. Ainda, possuem efeito calmante, ajudam a amenizar alergias e a regular o ciclo menstrual.

Benefícios da calêndula

Alivia os sintomas da TPM

Devido à sua ação calmante, a erva ajuda a aliviar os sintomas da TPM, como a irritabilidade e o estresse. Ainda, ajuda no controle e regulação do ciclo menstrual.

Leia mais: Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da TPM

Pele limpa e bonita

Graças ao seu poder anti-inflamatório, também beneficia a saúde e aparência da pele. Por isso, quando consumida, pode prevenir acne, por exemplo. Além disso, ajuda no processo de cicatrização e costuma ser utilizada para tratar problemas como a psoríase, manchas e queimadas solares.

Leia mais: Ervas antivirais para fortalecer a imunidade e combater infecções

Combate a retenção de líquido

Também é diurética, ou seja, pode combater a retenção de líquido. Entre outras questões, a retenção de líquido provoca sensação de inchaço, por vezes nos levando a crer que ganhamos peso. Pode também acarretar no aparecimento de celulites.

Leia mais: Por que temos retenção de líquidos e como evitá-la?

Protege a saúde do coração

Não só, quando consumida nas quantidades apropriadas, a calêndula pode também ajudar a controlar o nível de colesterol no organismo. Por isso, é possível dizer que seu consumo protege a saúde do coração.

Como consumir a calêndula

Por fim, produtos feitos a base de calêndula – bem como a própria erva, podem ser encontrados facilmente em lojas de produtos naturais. O modo mais comum de inserir a planta na alimentação é através do preparo de chás. Mas, além disso, também é possível acrescentá-la em saladas ou no arroz .

  • Infusões;
  • Sobre a pele;
  • Chá;
  • Pomadas e cremes;
  • Tintura;
  • Extrato ou óleo;
  • Em banhos e em forma de spray.
Óleo de calêndula
Óleo de calêndula

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo