Cafeína pré-treino melhora o rendimento físico?

Alimentação Bem-estar Movimento
19 de Janeiro, 2022
Cafeína pré-treino melhora o rendimento físico?

Nem sempre temos disposição para treinar, por isso, muitos optam por tomar suplementos pré-treino. A cafeína pré-treino, por exemplo, é uma delas. Mas esse assunto gera muitas dúvidas.

Em primeiro lugar, a cafeína é capaz de estimular o sistema nervoso, que sinaliza as células adiposas para quebrar a gordura. Assim, os ácidos graxos livres estão disponíveis para agir como combustível. Pelo fato de a substância aumentar a adrenalina no sangue, a disposição e dedicação para treinar também aumentam.

A cafeína pré-treino também contribui para a força muscular e a queima de gordura. Além disso, diminui a fadiga no pós treino, ou seja, o cansaço e exaustão muscular depois dos exercícios físicos.

O ideal é que a cafeína seja consumida cerca de 30 minutos a 1 hora antes do treino. Isso porque ela é absorvida rapidamente pelo trato gastrointestinal, tendo maior concentração no sangue de 15 a 45 minutos.

Cafeína pré-treino não é indicada para todos

Segundo pesquisas da Clínica Mayo, organização de saúde, para a maioria das pessoas saudáveis, o consumo de até 400 mg de cafeína por dia é seguro. Isso equivale a cerca de duas a três xícaras de café

Porém, ingerir cafeína em excesso é contraindicado para grávidas, crianças, mulheres que amamentam, pessoas com hipertensão (pressão alta), arritmia, doenças do coração ou úlceras no estômago. Vale lembrar que quem tem insônia e outros problemas de sono também deve evitar.

Leia também: Beber café verde meia hora antes do treino potencializa a queima de gordura

Outros benefícios da cafeína

  • Antioxidantes: Café é uma ótima fonte de antioxidantes, que reduz a inflamação e o risco de doenças crônicas, suprimindo os radicais livres no organismo
  • Reduz o risco de demência: Estudos da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, levantaram uma relação inversa entre o consumo de cafeína e o risco de doença de Parkinson e Alzheimer. Já a Universidade da Finlândia Oriental descobriu que beber de três a cinco xícaras por dia na meia-idade estava associado a uma diminuição do risco de demência e Alzheimer. Enquanto o Departamento de Medicina Laboratorial e Patobiologia da Universidade de Toronto, Canadá, analisou o efeito protetor que a cafeína teve sobre o risco de Parkinson – foi mais eficaz em homens.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva