Café solta o intestino? Entenda

Alimentação Bem-estar
25 de Maio, 2023
Café solta o intestino? Entenda

Seja para começar o dia com mais energia ou para um momento de pausa e socialização, muitas pessoas apreciam o sabor e os efeitos estimulantes do café. Mas muitas pessoas costumam tomar uma xícara dessa bebida e sentir necessidade urgente de ir ao banheiro em seguida. Isso é tão comum quanto parece, pois o café solta o intestino

De acordo com Letícia Ramirez, nutricionista da Vitat, isso acontece porque o café é composto por cafeína, que pode estimular a contração dos músculos do trato gastrointestinal, aumentando a motilidade e, consequentemente, acelerando o trânsito intestinal. “E mesmo com menor teor de cafeína, o café descafeinado também pode afetar a motilidade e soltar o intestino”, explica.

Leia mais em: Café: Tudo o que você precisa saber sobre o grão

Café solta o intestino e pode causar prejuízos no estômago

Para os amantes de café, fiquem tranquilos, pois não faz mal ao intestino. No entanto, Letícia afirma que ele pode ser responsável por irritar o revestimento do estômago, causando inflamação e até mesmo gastrite.

“Não podemos esquecer de citar que a ansiedade pode ser um fator que contribui para o agravamento da gastrite. Além disso, por ser um estimulante que aumenta a produção de adrenalina, o café pode piorar os sintomas de ansiedade em algumas pessoas, o que pode levar a um aumento da inflamação gástrica e agravamento da gastrite”, lembra a nutricionista.

Segundo a especialista, o consumo de café também não é apropriado para quem possui síndrome do intestino irritável. A síndrome é uma condição em que o intestino fica mais sensível e pode apresentar contrações irregulares quando o paciente ingere determinados alimentos. “A dieta adequada pode variar de acordo com cada paciente. Mas sabemos que existem alguns alimentos que podem prejudicar os sintomas da doença e um deles é o café.”

Apesar de não conter substâncias que irritam o intestino, o café tem efeito laxativo, como citado anteriormente, estimulando os movimentos peristálticos, ou seja, aqueles que geram a expulsão do conteúdo fecal. Isso pode ser prejudicial para quem tem a diarreia como principal sintoma da síndrome do intestino irritável”, destaca Ramirez. 

Mas isso não significa que a bebida irá afetar o intestino ou estômago de todas as pessoas. Cada um reage de maneira diferente ao consumo de café. Outros fatores, como a dieta e o estilo de vida, também podem contribuir para o surgimento ou agravamento da gastrite.

Intestino saudável

O equilíbrio intestinal é fundamental para que o organismo funcione bem e absorva os nutrientes que você precisa. Mas como ter um intestino saudável?

Primeiro, um intestino saudável é aquele que não lhe causa dores intestinais ou abdominais. “Usamos a Escala de Bristol para analisar o tipo de fezes e o ideal é que ela tenha um formato de ‘salsicha’ e não seja nem muito dura ou muito mole. Além disso, você não deve fazer esforço ou sentir dor ao evacuar”, lembra a nutricionista.

Além disso, Letícia ressalta que outra forma de acompanhar como anda a saúde do intestino é entendendo qual o seu funcionamento. Assim, ao menor sinal de quebra desse padrão, você pode investigar o motivo.

“E claro, para ter um bom funcionamento intestinal você deve cuidar de sua alimentação, consumindo alimentos que favorecem o equilíbrio da flora intestinal, como frutas, legumes e verduras. Evite o consumo de alimentos industrializados, açucarados e gordurosos”, explica.

Outro fator importante é manter a hidratação adequada e sempre respeitar a vontade de ir ao banheiro. “Evite ‘segurar’ até a vontade passar, pois esse hábito pode prejudicar a sua saúde intestinal”, finaliza Letícia.

Fonte: Letícia Ramirez, nutricionista da Vitat.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra