Café ou energético? Qual deles dá mais energia? Veja o que a ciência diz
Está precisando de um empurrãozinho para tocar o treino do dia? Quase sempre o café ou o energético são as opções escolhidas para ter mais energia e cumprir a rotina. Além disso, essas bebidas também são muito usadas para manter a concentração e o foco nos dias em que fomos submetidos à privação de sono. Mas qual delas dá mais energia? Veja a seguir!
Veja também: Pré-treino faz mal? Conheça as contraindicações
Bebidas estimulantes: café ou energético?
Para comparar as duas bebidas estimulantes mais consumidas, pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, realizaram um estudo e analisaram o perfil de participantes que praticavam ciclismo. Eles foram submetidos a doses equivalentes de energéticos e xícaras de café para analisar o desempenho dos treinos.
Contudo, para a surpresa dos pesquisadores, o efeito das duas bebidas foi semelhante, sendo que nem o café, nem o energético se sobressaíram. Porém, os resultados, divulgados no International Journal of Sports Psychology and Performance, demonstraram que essas bebidas podem intensificar o rendimento dos treinos se comparados a participantes que não consumiram estimulantes.
Riscos das bebidas estimulantes
Embora ajudem a recuperar a energia em dias atípicos, o consumo excessivo do café e do energético pode representar um risco para a saúde. Para se ter uma ideia, segundo o Journal of American Heart Association, apenas 4 latinhas de energético podem aumentar a pressão arterial e gerar arritmias. O café também não fica atrás e exceder 4 xícaras por dia também pode gerar problemas de saúde.
O médico atuante em nutrologia, Thomáz Baêsso, explica porque bebidas e substâncias energéticas proporcionam uma sensação de vitalidade, mais foco e disposição através de estimulantes:
“Esses estimulantes (como o energético) costumam agir tanto na parte mental aumentando ansiedade e na parte cardíaca aumentando a frequência das batidas do coração, o que pode gerar palpitações, mal estar e até condições potencialmente fatais caso haja alguma doença prévia”, afirma. Além disso, especialmente o energético também se destaca por ser altamente calórico, provocar câimbras e prejudicar a digestão.
Café ou energético: Doses ideais
Tanto o café como o energético contém cafeína. Nesse sentido, é importante considerar o limite máximo de 400 mg de cafeína e 500 mg de taurina. Essas doses, de acordo com o médico, são altas, mas seguras. Na prática, isso significa até 4 xícaras de café coado tradicional e 2 latinhas de energético.
Mas vale ressaltar que existem pessoas mais tolerantes aos efeitos da taurina e cafeína, o que não significa que elas devam aumentar a dose. Além disso, indivíduos muito ansiosos, com arritmias cardíacas graves e alérgicos aos componentes devem evitar bebidas estimulantes a todo custo.
Por fim, deixe para consumir bebidas estimulantes em situações específicas. Lembrando que ao adotar um estilo de vida mais saudável com um sono de qualidade, o nosso corpo tende a ter uma auto-regulação natural, permitindo a sensação de energia e vitalidade. Segundo o médico, técnicas simples também podem ajudar a despertar, como se expor ao sol por 15 minutos na parte da manhã.
Fonte: Thomáz Baêsso, médico atuante em nutrologia, afiliado do Instituto Nutrindo Ideais em São Paulo, com vasta experiência em emagrecimento, hipertrofia e saúde sexual.