Café no cabelo: faz bem? Ajuda a crescer? Mitos e verdades
Seus cabelos costumam crescer rápido ou são do tipo que demoram para crescer? Se houvesse uma fórmula mágica para acelerar o crescimento dos fios, você se interessaria por ela? Podemos apostar que a maior parte das pessoas ficaria, ao menos, curiosa, não é verdade? Pois, essa fórmula parece existir e tem base em um produto bem comum no dia a dia dos brasileiros: o café. Um estudo realizado pela Universidade Lübeck, na Alemanha, mostrou que café no cabelo pode ser um estimulador poderoso para os fios capilares. Proporcionando um crescimento de até 25% em pouco tempo.
A partir daí, muita gente passou a usar o “shampoo bomba de café”. Ou seja, uma mistura que leva shampoo sem sal e três colheres de sopa de café em pó. Mas, será que usar o café assim, in natura, faz realmente bem para o cabelo?
“Não” para o café em pó
De acordo com Giovanna Mori Almeida, dermatologista do Hospital Albert Sabin (HAS), já existem estudos demonstrando que a cafeína inibe a ação da enzima 5-alfa-redutase, responsável pela queda de cabelo, e do hormônio DHT (dihidrotestosterona), que faz o cabelo afinar nas pessoas com predisposição para esse tipo de problema. “Dessa maneira, a cafeína prolonga a vida do fio e o deixa com uma maior espessura”, explica.
Mas, apesar da cafeína acelerar o crescimento dos fios, usar café em pó diretamente no cabelo ou no couro cabeludo não é recomendável, pois pode gerar uma dermatite de contato no local.
“Da mesma maneira, ingerir várias xícaras de café também não é o melhor caminho para se ter resultado. Seriam necessárias mais de 50 xícaras por dia para conseguir alguma resposta satisfatória.”
Como usar o poder do café no cabelo?
Para contar com os benefícios da cafeína para o couro cabeludo, o ideal é procurar um especialista. “Pois, ele pode prescrever alguns suplementos que contenham a concentração ideal de cafeína para ser ingerida diariamente”, afirma a dermatologista. Por isso, nada de receitas caseiras e sem supervisão. Assim, elas podem causar mais problemas do que soluções.
“Além da cafeína presente no café e em alguns outros alimentos, substâncias como erva-mate, chá-verde, guaraná e cacau também ajudam a fortalecer os fios e a estacionar a queda”, lembra Giovanna.
Leia também: Mel no cabelo: Conheça os benefícios e saiba como usar