Café coado, instantâneo ou expresso: qual é o mais saudável?
O café é uma das bebidas queridinhas dos brasileiros. Além do sabor único, a bebida contribui com o estado de alerta e pode nos ajudar a ficar mais despertos durante o dia devido à cafeína. Mas quem já incorporou a bebida no seu dia-a-dia pode se questionar: entre tantos tipos, existe um café mais saudável? Confira a seguir.
Veja também: Quantas xícaras de café tomar por dia sem afetar a saúde?
Tipos de café
Por sua popularidade e boa aceitação, o café ganhou versões diferentes ao longo dos anos, que vão desde os mais tradicionais até os cafés gelados e com incrementos novos. No entanto, os mais conhecidos continuam sendo o café coado, expresso e o instantâneo, também conhecido como solúvel. A seguir, entenda as particularidades de cada um:
Café instantâneo
Rápido e prático, o café instantâneo é feito a partir de grãos de café que foram pré-torrados e moídos, e depois desidratados. Embora esse processo não torne a bebida tão saborosa, o café é uma opção mais fácil de preparar e por isso, tende a marcar presença no café da manhã. Por outro lado, é importante observar que o café instantâneo pode conter aditivos para aumentar a validade.
Café expresso
Pequeno e aromático, o café expresso é conhecido por sua intensidade de sabor e alta concentração de cafeína. Preparado a partir da pressão de água quente e uma pequena quantidade de café moído, o processo resulta em uma bebida forte e encorpada. Embora seja uma boa escolha para aqueles que buscam um impulso de cafeína, é importante consumi-lo com moderação, devido ao seu alto teor de cafeína.
Café coado
O café coado, feito através de um processo de filtragem, é uma das formas mais populares de se preparar a bebida. Por ser um processo mais lento, a filtragem é capaz de remover a maior parte dos óleos do café, resultando em uma bebida mais suave e menos intensa em sabor. Além disso, o café coado tende a ter uma quantidade menor de cafeína em comparação com outras variedades.
Como escolher o café mais saudável?
Na hora de escolher o seu café, as preferências pessoais tendem a prevalecer, mas considere uma atenção especial à quantidade de cafeína ingerida. Isso porque a composição dos nutrientes não varia muito entre as versões da bebida (coada, expressa ou instantânea). Nesse sentido, é importante não ultrapassar o limite diário de cafeína indicado pela FDA (Food and Drug Administration, agência regulatória dos Estados Unidos) de 400 miligramas. Ou seja, 4 xícaras em média.
Vale lembrar que o excesso de cafeína pode causar agitação, ansiedade e até mesmo aumentar a pressão arterial.
Outra dica para deixar o preparo ainda mais saudável é evitar a adição de açúcar e/ou adoçantes que podem tornar a bebida mais calórica, além de aumentar os riscos para a saúde.
Além disso, o café instantâneo, especificamente, é processado e contém aditivos químicos para aumentar a sua validade, por isso, entre as três bebidas, ele é tido como o menos saudável, apesar da praticidade.
Por isso, no mercado, selecione grãos de qualidade e se possível, opte por grãos moídos na hora, o que além de trazer um sabor diferenciado para a bebida, também preserva os nutrientes.
Benefícios do café
Por conter cafeína, antioxidantes e nutrientes, o café, quando consumido com moderação, pode oferecer diversos benefícios à saúde. Veja a seguir:
- Estímulos ao estado de alerta;
- Alivia o estresse;
- Melhora o desempenho físico;
- Auxilia na digestão;
- Contribui com o foco e a memória.