Café jacu bird: Saiba como é feito esse café exótico
O café jacu bird é um tipo de café brasileiro e é um dos mais caros e exóticos do mundo. Ele é feito a partir de grãos torrados de café, os quais são ingeridos, digeridos e excretados pelos pássaros da espécie Jacu, uma ave parecida com a galinha e natural da Mata Atlântica brasileira. No território nacional, é mais comum no estado do Espírito Santo, onde teve sua origem. Ele é mais adocicado e ácido que outras variedades.
Como é feito o café jacu bird e quais são suas propriedades?
Sua criação foi quase que acidental. Contudo, foi de certa forma inspirada no café Kopi Luwak, também chamado de café civeta, cuja origem se deu na Indonésia. Basicamente, cafeicultores do Espírito Santo estavam tendo suas plantações invadidas pelo pássaros Jacu. Então, surgiu a ideia de alimentá-los com grãos torrados de café. Assim surgiu o exótico tipo de café.
É uma bebida que possui maior teor de 5-ACQ (ácido 5-cafeoilquínico) e trigonelina em comparação com, por exemplo, o café arábica e o café robusta, dois dos tipos mais populares no Brasil.
Leia também: Café verde: O que é e benefícios
É seguro tomar esse tipo de café?
Sim, pois as fezes dos pássaros são cuidadosamente separadas dos grãos de café. Além disso, durante o processo digestivo, os ácidos estomacais das aves não agridem os grãos.
Leia mais: Café solúvel: A bebida instantânea faz mal à saúde?
Por que ele é tão caro?
Em razão da complexidade do seu processo de feitura, o jacu bird é caro. Por fim, outra explicação para seu preço também pode ser o seu sabor mais suave, doce e levemente mais ácido que outros tipos da bebida.