Café expresso pode ajudar a prevenir o Alzheimer, aponta estudo

Alimentação Bem-estar
21 de Julho, 2023
Café expresso pode ajudar a prevenir o Alzheimer, aponta estudo

Um estudo conduzido por cientistas da Universidade de Verona, na Itália, comprovou que em doses moderadas, o café expresso pode ajudar a prevenir o Alzheimer. A explicação, de acordo com a pesquisa publicada nesta quarta-feira (19) no Journal of Agricultural and Food Chemistry, é que a dose expressa da bebida, ou seja, mais concentrada, inibe o acúmulo da proteína tau, que pode contribuir com o desenvolvimento da doença. Saiba mais a seguir.

Afinal, o que são as proteínas TAU?

O Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo ainda irreversível. Ele é causado pelo aumento de proteínas no cérebro, a beta-amilóide e a tau. Ambas têm função de ajudar a estruturar os neurônios.

Contudo, podem sofrer alterações e formar grupos em fibrilas, contribuindo com as doenças que afetam o sistema nervoso.

Café expresso e Alzheimer: cientistas apontam relação benéfica

Para comprovar os efeitos da bebida na proteção no transtorno neurodegenerativo, os pesquisadores utilizaram café expresso e compostos isolados da bebida, como cafeína, teobromina, genisteína e trigonelina para avaliar como as fibrilas se comportavam com relação à doença. 

Como resultado, os pesquisadores concluíram que especialmente a cafeína teve uma ação impeditiva na proteína tau, limitando o seu crescimento que poderia afetar a função cerebral. Para a surpresa da equipe, a cafeína tirou a toxicidade das fibrilas e retirou a capacidade delas se espalharem, comprometendo outras células. 

Por outro lado, a pesquisa também foi capaz de comprovar que a cafeína se liga às fibrilas existentes, o que pode significar um potencial terapêutico no futuro, mas que ainda demanda mais estudos. 

“Um consumo moderado de café expresso de 2/3 xícaras por dia (40 mL/xícara) fornece cerca de 250 mg de cafeína e 25 μg de genisteína, além de vários outros compostos bioativos. Muitos desses compostos, incluindo a cafeína e a genisteína, podem atravessar a barreira hematoencefálica por meio de diferentes mecanismos e exercem efeitos neuroprotetores”, aponta o estudo. 

Novos estudos são necessários

Embora os resultados iniciais sejam promissores, ainda são necessárias novas pesquisas para compreender os benefícios da bebida na proteção de doenças.

Só no Brasil, estima-se que a doença atinja cerca de 1,2 milhões de pessoas, a maior parte deles ainda sem diagnóstico. Na fase leve, os principais sintomas são: perda de memória recente, dificuldade de comunicação, desorientação no tempo e no espaço, dificuldade para tomar decisões, perda de iniciativa e de motivação, sinais de depressão e agressividade.

Mas com o passar do tempo, os sinais são agravados e podem resultar em incapacidade de registro de dados, dificuldade de entender o que se passa a sua volta, incontinência urinária e intensificação do comportamento inadequado.

Outros benefícios da bebida

  • Aumenta a concentração e favorece o estado de alerta;
  • Tem função antioxidante;
  • É rico em nutrientes como fósforo, magnésio, potássio etc;
  • Tem poder termogênico – ou seja, acelera o metabolismo.

 

Veja também: Donanemab: novo medicamento reduz avanço do Alzheimer

Referências: Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva