Café com colágeno: a combinação vale a pena?

Alimentação Bem-estar
16 de Junho, 2021
Café com colágeno: a combinação vale a pena?

Os suplementos de colágeno andam fazendo sucesso, principalmente entre as pessoas que se preocupam com a manutenção da saúde da pele, dos ossos e das articulações. Por isso, muita gente vem procurando maneiras de adicionar a substância à dieta — o café com colágeno é uma delas. Mas será que a mistura realmente funciona?

Café com colágeno: o que é o colágeno

Primeiro, vale entender: o colágeno nada mais é do que uma proteína densa e fibrosa encontrada em diversas regiões do corpo (representa aproximadamente um terço das proteínas do organismo). Como ossos, pele, músculos e tendões.

Embora existam muitos tipos, três são os principais:

  • 1: O tipo localizado na pele, nos ligamentos, nos ossos e nos tecidos intersticiais (que separam a pele e os órgãos internos);
  • 2: O presente nas cartilagens e nos olhos;
  • 3: Aquele encontrado também na pele, nos músculos e nos vasos sanguíneos.

Conforme envelhecemos, produzimos naturalmente menos colágeno. Esse processo leva ao aparecimento de rugas e ao enfraquecimento das nossas articulações. Por isso, alguns especialistas recomendam a ingestão dos suplementos ou alimentos como o caldo de ossos, conhecido por ser rico na proteína, a partir dos 35 anos.

“O ideal é suplementar diariamente, pois apesar de ser quase sem sabor, o suplemento deve ter em média 10 g de colágeno, hidrolisado ou em peptídeos, e toda a forma de incluir o mesmo ao hábito alimentar é bem-vinda”, diz a médica nutróloga Marcella Garcez.

Os líquidos e pós feitos com a substância têm como matérias-primas a carne de porco, de boi ou frutos do mar. Vale lembrar, também, que a maioria dos suplementos é hidrolisada e em peptídeos. Ou seja, já é decomposta para que seja de mais fácil absorção.

Possíveis benefícios dos suplementos de colágeno

Quando consumimos o colágeno, é difícil saber qual parte do corpo irá assimilá-lo (se os músculos ou a pele, por exemplo). Contudo, e de modo geral, seus benefícios se resumem em:

1 – Melhora da aparência da pele

Um estudo apontou que indivíduos que tomaram suplementos de colágeno com frequência apresentaram mais elasticidade, hidratação e densidade na pele. Isso porque todas essas variáveis são afetadas com o envelhecimento, e reforçar a ingestão da proteína aparentemente retarda o quadro.

Há também no mercado cremes e produtos à base de colágeno. Contudo, esse uso ainda não foi comprovado pela ciência.

2 – Reduz dores nas articulações

Outra pesquisa mostrou que a proteína pode melhorar os sintomas de artrite, que geralmente envolvem incômodos nos ligamentos.

3 – Ajuda a prevenir a perda óssea

Além disso, a substância pode contribuir para evitar a sarcopenia — perdas muscular e óssea acentuadas e relacionadas à idade. Principalmente se ela for acompanhada do consumo adequado de cálcio, vitamina D e fósforo, nutrientes essenciais para o objetivo.

Café com colágeno vale a pena?

A maioria das substâncias é sem sabor. Ou seja, vai igualmente bem em receitas doces e salgadas. Só há um problema: altas temperaturas (e soluções ácidas demais) podem destruir a proteína. Desse modo, o café com colágeno pode não ser a melhor ideia.

As moléculas de colágeno são produzidas no calor (cerca de 88°C) para que fiquem ligeiramente quebradas e sejam mais absorvidas pelo trato digestivo. Mesmo assim, passar dessa temperatura (a água do café pode chegar a 96°C) pode degradar completamente o colágeno, tornando-o completamente inútil.

E apesar de um estudo ter demonstrado que a destruição da proteína acontece somente a partir dos 150 graus, é melhor não arriscar, não é mesmo?

Leia também: Alimentos e ervas que aumentam a produção de colágeno

Melhores alternativas ao café com colágeno

Por isso, por que não investir em opções mais certeiras? Em vez do café, misture o colágeno com:

  • Smoothies;
  • Chás gelados;
  • Sucos
  • Chia pudding;
  • Sopas frias;
  • Purê de batata (espere o alimento esfriar um pouco);
  • Gelatina (espere o alimento esfriar completamente).

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva