Cabelo misto: conheça suas características e principais cuidados

Beleza Bem-estar
04 de Maio, 2022
Cabelo misto: conheça suas características e principais cuidados

Tanto se fala sobre os cabelos secos e oleosos, que muitas vezes um tipo é deixado de lado: o cabelo misto.

Com raiz oleosa e as pontas secas, os fios mistos demandam cuidados diferentes para ficarem saudáveis, já que pedem, ao mesmo tempo, uma limpeza profunda e mais hidratação.

Leia também: Cabelo oleoso: 7 hábitos que aumentam a oleosidade dos fios

Como é o cabelo misto?

De acordo com Carlos Correa, gerente de pesquisa e produtos da marca Mahogany, o cabelo misto tem uma estrutura indecisa. Ele explica: enquanto as raízes oleosas precisam de uma boa limpeza, as pontas secas pedem por mais hidratação.

“Os produtos que limpam a raiz tendem a deixar o restante dos fios mais secos. Já os que hidratam acabam dando aspecto oleoso”, ele aponta.

Com isso, a maior dificuldade para quem tem esse tipo de cabelo é encontrar o equilíbrio entre as necessidades do couro cabeludo e das pontas.

“Além disso, o clima, comprimento, uso de secador e chapinha e alterações hormonais podem piorar essa situação, gerando um aspecto opaco e áspero”, acrescenta o profissional.

Leia também: Cabelo poroso: O que significa, como identificar e tratamentos

Cuidados para este tipo de cabelo

Por mais que não seja fácil, cuidar dos cabelos mistos pode ser uma tarefa mais simples com algumas dicas.

Veja a seguir as orientações listadas por Correa e adicione a rua rotina:

Não lave o cabelo todos os dias

Lavar os fios diariamente pode acabar levando a um excesso de oleosidade no couro cabeludo, além da perda de hidratação das pontas.

“Pode parecer contraditório que a lavagem em excesso aumente a produção de gordura, mas as glândulas sebáceas acabam trabalhando mais quando percebem que a região está mais seca”, explica o profissional.

“Por isso, a lavagem diária deve ser evitada, já que, além de prejudicar a estrutura capilar, aumenta o indesejado aspecto oleoso”, completa.

Leia também: Lavar os cabelos todos os dias é prejudicial para a saúde dos fios?

Use shampoos que controlem a oleosidade da raiz

Escolher o produto certo para limpar os fios mistos não é uma tarefa fácil, como já apontado anteriormente. Contudo, fique tranquila: não é necessário escolher dois shampoos diferentes para higienizar este tipo de cabelo

Nesta situação, o ideal é utilizar uma opção que controle a oleosidade, respeitando a característica do couro cabeludo e extensão capilar.

“Use produtos para cabelos oleosos nas raízes e secos nas pontas. Este tipo de fórmula combina propriedades hidratantes com a limpeza profunda, ajudando para o cuidado perfeito para o equilíbrio do cabelo”, afirma.

Use condicionador

É comum que pessoas com cabelo misto pensem que podem abrir mão do condicionador por causa da raiz oleosa. Nestes casos, elas só hidratam os fios com creme de pentear.

Contudo, Correa diz que este é um passo importante para nutrir os cabelos mais secas. Já o produto para desembaraçar serve apenas como um complemento.

“A função do condicionador é, principalmente, selar as cutículas após a lavagem, já que o shampoo abre as escamas da fibra capilar, justamente para limpar profundamente os resíduos acumulados na raiz e na estrutura”, ele esclarece.

Leia também: Dormir com o cabelo molhado faz mal para a saúde?

Use máscaras de tratamento

Mesmo tendo a raiz oleosa, esse tipo de cabelo também precisa de hidratação como qualquer outro, assim como nutrição e reconstrução. Isso porque estes cuidados vão ajudar a devolver a água e os nutrientes perdidos no dia a dia.

“Use máscaras potentes pelo menos uma vez na semana. Isso ajuda a devolver o brilho e tirar a aparência opaca que esse tipo de cabelo costuma ter”, afirma o profissional.

Use também finalizadores e óleos capilares

Desde que a raiz seja evitada, estes produtos também podem ser usados nos cabelos mistos.

“Todo cabelo pode ter benefícios com o uso de finalizadores e óleos, já que eles controlam o frizz e são ótimos para deixar o fio macio e com brilho.”

Leia também: Óleo de buriti para os cabelos: quais são seus benefícios e como usar

Evite fontes de calor

Por fim, uma dica que funciona para todos os tipos de cabelo: evitar o uso de secadores, chapinhas e outros produtos de calor. No caso dos cabelos mistos, eles podem piorar seus problemas.

“O calor do secador e da chapinha tem o mesmo efeito que a água quente, que estimula a oleosidade no couro cabeludo e ao mesmo tempo abre as escamas dos folículos, colaborando para o aparecimento de pontas duplas”, explica ele, dizendo ainda que o ideal é evitá-los e, em caso de uso, aplicar um bom protetor térmico antes.

Fonte: Carlos Correa, gerente de pesquisa e produtos da marca Mahogany.

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva