Cabelo branco em jovens: Luan Santana revela que pinta os fios desde os 20 anos

Beleza Bem-estar
11 de Outubro, 2022
Cabelo branco em jovens: Luan Santana revela que pinta os fios desde os 20 anos

Aos 31 anos, Luan Santana chamou atenção dos internautas ao revelar que já faz algum tempo que lida com um incômodo relacionado a sua aparência e que atinge diversas pessoas: o aparecimento de cabelo branco em jovens.

Através de uma foto publicada dos Stories do Instagram, o cantor mostrou um amigo cobrindo seus fios brancos com tinta e a ajuda de uma escova de dentes, e ainda aproveitou para contar que não é de hoje que precisa lançar mão do truque.

“Cabelos brancos: desde os 20 [anos] me acompanhando fielmente”, escreveu sobre a imagem.

Reprodução/Instagram

De acordo com o tricologista Luciano Barsati, o processo de embranquecimento dos fios chama-se canície e pode aparecer em qualquer idade, até mesmo em crianças, embora o mais comum seja após os 40 anos de idade.

Mas, afinal, por que os cabelos brancos surgem mais cedo em algumas pessoas? Confira!

Leia também: Afinal, o que fazer ao encontrar o primeiro fio de cabelo branco?

Cabelo branco em jovens: por que eles surgem?

De acordo com Barsati, o pigmento que dá cor ao cabelo se chama melanina e é produzida por células chamadas melanócitos.

Estas, por sua vez, são comandadas por uma espécie de “relógio biológico” que, quando para de funcionar, interrompe a produção do pigmento colorido, substituindo-o por ar.

“Esse processo recebe o nome de apoptose. Por isso, quando os cabelos perdem a cor, inicialmente tornam-se mais rebeldes e com textura diferente”, diz o médico.

Causas que levam ao aparecimento precoce de fios brancos

Apesar de a canície ocorrer de acordo com a genética de cada pessoa, existem alguns fatores que aceleram o processo de embranquecimento dos cabelos. São eles:

“Nada reverte o embranquecimento dos fios, portanto a única solução é pintá-los ou aceitar o prateado dos fios”, esclarece.

Leia também: Cabelo branco: afina, o estresse realmente tem alguma influência?

É possível evitar?

A melhor forma de retardar o aparecimento dos fios brancos, de acordo com o médico, é apostar em cuidados para o corpo e a mente.

“Faça meditação, yoga, curta a vida com a família e os amigos, pense no presente, se cuide e evite o estresse. Um estilo de vida saudável pode contribuir com a saúde dos cabelos”, indica Barsati.

E engana-se quem pensa que arrancar o cabelo branco vai solucionar o problema.

“Essa atitude só fará com que você perca cabelo e tenha rareamento dos fios, pois não vai nascer mais nenhum fio pelo arrancamento do bulbo capilar. Cuidado!”

Leia também: Afinal, arrancar o fio de cabelo branco faz nascer dois no lugar?

Como cuidar dos cabelos brancos

Para quem ainda não pretende assumir os fios grisalhos, uma boa solução é tingir o cabelo. Isso, contudo, deve ser feito com cuidado, uma vez que o excesso de química pode levar a um corte químico.

Neste caso, contudo, o ideal é fazer um intervalo entre os procedimentos realizados, além de sempre apostar na hidratação capilar.

“Se você alisou os cabelos, mantenha uma distância de 30 dias entre a tintura e o alisamento”, orienta o médico.

Outro motivo de alerta quando se usa tintura é o surgimento de coceira no couro cabeludo, porque isso indica alergia.

“Em caso de coceira ou descamação, procure o seu médico e tricologista, para que seja descartada uma sensibilização do couro cabeludo ou dermatite química.”

Leia também: Glória Pires entrega truques que usa para cuidar do cabelo branco

Já para as pessoas que decidem adotar o visual grisalho, é importante saber que o cabelo branco apresenta uma textura diferente da dos fios coloridos, causando, assim, certo estranhamento no início.

Aqui, a dica é optar por produtos específicos para esse tipo de cabelo, que ajudam a evitar que os fios fiquem amarelados.

“Além disso, é fundamental que se hidrate os fios semanalmente, e se mantenham hábitos saudáveis, com boa alimentação”, finaliza o médico e tricologista.

Fonte: Luciano Barsati, médico e tricologista, de São Paulo.

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!