Cabelo branco em jovens: Luan Santana revela que pinta os fios desde os 20 anos
:format(webpp))
Aos 31 anos, Luan Santana chamou atenção dos internautas ao revelar que já faz algum tempo que lida com um incômodo relacionado a sua aparência e que atinge diversas pessoas: o aparecimento de cabelo branco em jovens.
Através de uma foto publicada dos Stories do Instagram, o cantor mostrou um amigo cobrindo seus fios brancos com tinta e a ajuda de uma escova de dentes, e ainda aproveitou para contar que não é de hoje que precisa lançar mão do truque.
“Cabelos brancos: desde os 20 [anos] me acompanhando fielmente”, escreveu sobre a imagem.

De acordo com o tricologista Luciano Barsati, o processo de embranquecimento dos fios chama-se canície e pode aparecer em qualquer idade, até mesmo em crianças, embora o mais comum seja após os 40 anos de idade.
Mas, afinal, por que os cabelos brancos surgem mais cedo em algumas pessoas? Confira!
Leia também: Afinal, o que fazer ao encontrar o primeiro fio de cabelo branco?
Cabelo branco em jovens: por que eles surgem?
De acordo com Barsati, o pigmento que dá cor ao cabelo se chama melanina e é produzida por células chamadas melanócitos.
Estas, por sua vez, são comandadas por uma espécie de “relógio biológico” que, quando para de funcionar, interrompe a produção do pigmento colorido, substituindo-o por ar.
“Esse processo recebe o nome de apoptose. Por isso, quando os cabelos perdem a cor, inicialmente tornam-se mais rebeldes e com textura diferente”, diz o médico.
Causas que levam ao aparecimento precoce de fios brancos
Apesar de a canície ocorrer de acordo com a genética de cada pessoa, existem alguns fatores que aceleram o processo de embranquecimento dos cabelos. São eles:
“Nada reverte o embranquecimento dos fios, portanto a única solução é pintá-los ou aceitar o prateado dos fios”, esclarece.
Leia também: Cabelo branco: afina, o estresse realmente tem alguma influência?
É possível evitar?
A melhor forma de retardar o aparecimento dos fios brancos, de acordo com o médico, é apostar em cuidados para o corpo e a mente.
“Faça meditação, yoga, curta a vida com a família e os amigos, pense no presente, se cuide e evite o estresse. Um estilo de vida saudável pode contribuir com a saúde dos cabelos”, indica Barsati.
E engana-se quem pensa que arrancar o cabelo branco vai solucionar o problema.
“Essa atitude só fará com que você perca cabelo e tenha rareamento dos fios, pois não vai nascer mais nenhum fio pelo arrancamento do bulbo capilar. Cuidado!”
Leia também: Afinal, arrancar o fio de cabelo branco faz nascer dois no lugar?
Como cuidar dos cabelos brancos
Para quem ainda não pretende assumir os fios grisalhos, uma boa solução é tingir o cabelo. Isso, contudo, deve ser feito com cuidado, uma vez que o excesso de química pode levar a um corte químico.
Neste caso, contudo, o ideal é fazer um intervalo entre os procedimentos realizados, além de sempre apostar na hidratação capilar.
“Se você alisou os cabelos, mantenha uma distância de 30 dias entre a tintura e o alisamento”, orienta o médico.
Outro motivo de alerta quando se usa tintura é o surgimento de coceira no couro cabeludo, porque isso indica alergia.
“Em caso de coceira ou descamação, procure o seu médico e tricologista, para que seja descartada uma sensibilização do couro cabeludo ou dermatite química.”
Leia também: Glória Pires entrega truques que usa para cuidar do cabelo branco
Já para as pessoas que decidem adotar o visual grisalho, é importante saber que o cabelo branco apresenta uma textura diferente da dos fios coloridos, causando, assim, certo estranhamento no início.
Aqui, a dica é optar por produtos específicos para esse tipo de cabelo, que ajudam a evitar que os fios fiquem amarelados.
“Além disso, é fundamental que se hidrate os fios semanalmente, e se mantenham hábitos saudáveis, com boa alimentação”, finaliza o médico e tricologista.
Fonte: Luciano Barsati, médico e tricologista, de São Paulo.