Bupropiona e naltrexona: Medicamento para obesidade é aprovado no Brasil

23 de December, 2021

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou um novo medicamento para o tratamento da obesidade. Trata-se de um comprimido que combina bupropiona e naltrexona, duas substâncias que agem diminuindo o apetite e aumentando a sensação de saciedade.

Às vésperas das festas de fim de ano, a aprovação foi considerada tardia por alguns especialistas: afinal, o remédio já é comercializado nos Estados Unidos e na Europa há mais de sete anos. Contudo, o uso dele há tempos em outros países garante ainda mais suas segurança e eficácia.

Além disso, a medicação só poderá ser comprada no Brasil mediante receita médica, e ficará disponível a partir do primeiro semestre de 2022.

Leia também: Fenótipos da obesidade: Entendê-los ajuda na abordagem personalizada da condição

Bupropiona e naltrexona: Como funciona?

Se tomados separadamente, os dois compostos têm pouco efeito sobre o peso corporal — apontam algumas pesquisas iniciais. Mas, quando combinados (e na dose máxima permitida), eles ajudam a eliminar até 7% da gordura corporal, de acordo com outros estudos feitos.

Isso porque as substâncias atuam diretamente nos neurotransmissores presentes no cérebro (mais especificamente em uma região chamada hipotálamo), contribuindo para a redução do apetite e para o aumento da saciedade. Dessa forma, o comer relacionado ao prazer (e a mecanismos de recompensa) é evitado.

Leia também: Saxenda: Conheça a caneta para emagrecer

Quem pode tomar?

Pessoas com IMC (índice de massa corporal) maior ou igual a 27 kg/m² se apresentarem, também, doenças associadas como diabetes, hipertensão e triglicérides e colesterol altos. Pessoas com obesidade e com IMC maior que 30 podem ingerir o remédio mesmo sem comorbidades.

Por fim, é sempre bom lembrar que para um tratamento efetivo contra a obesidade, são essenciais o acompanhamento profissional, bem como mudanças no estilo de vida (como a adoção de uma alimentação adequada e a prática regular de exercícios físicos).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.