Blefaroplastia: cirurgia feita por ex-BBB Laís Caldas reduz as pálpebras caídas

Beleza Bem-estar
09 de Agosto, 2022
Blefaroplastia: cirurgia feita por ex-BBB Laís Caldas reduz as pálpebras caídas

A blefaroplastia é mais uma opção de cirurgia plástica para as pessoas que não estão satisfeitas com sua aparência, em especial com o olhar.

Isso porque é um procedimento que tem como objetivo tirar o excesso de pele da região dos olhos para corrigir as pálpebras caídas.

A seguir, o cirurgião plástico Leonardo Rodrigues explica tudo sobra técnica, feita e divulgada recentemente pela ex-BBB Laís Caldas em seu Instagram.

Leia também: Feminização facial: como é a cirurgia de afirmação de gênero feita por Linn da Quebrada

O que é a blefaroplastia

A blefaroplastia é uma cirurgia que promete diminuir os sinais de envelhecimento das pálpebras.

“Além de causar o famoso ‘olhar cansado’, a flacidez na região ainda pode dificultar a visão, já que o peso das pálpebras sobre os olhos acaba limitando a sua abertura”, explica Rodrigues.

Leia também: Flacidez e rugas no rosto: Saiba como evitar

“O grande objetivo da cirurgia, portanto, é diminuir a quantidade de gordura, o excesso de pele e as rugas da área dos olhos”, completa.

Vale ressaltar, contudo, que a redução das rugas é só uma consequência da retirada do excesso de pele e da gordura das pálpebras. Portanto, os pacientes que querem tirar as rugas do rosto precisam associar a técnica a outras cirurgias indicadas pelo profissional.

Leia também: Existe idade mínima para fazer uma cirurgia plástica?

Como ela é feita?

De acordo com o médico, existem três técnicas da cirurgia: a inferior, a superior e a cantoplastia, feita na lateral externa dos olhos para dar firmeza à pálpebra inferior.

“Geralmente, a inferior e a superior são feitas em conjunto”, afirma ele.

Pouco invasiva, a operação dura de 40 minutos a uma hora e meia e pode ser feita tanto com anestesia local com sedação – que é mais comum –, quanto com anestesia geral.

Leia também: Desarmonização facial: Afinal, por que as pessoas têm desistido das mudanças?

Para começar, o médico marca na região dos olhos o local em que a pele deverá ser removida. Depois, ele faz pequenos cortes com o bisturi nas áreas delimitadas e retira o excesso de pele, de gordura e de músculo.

Por fim, a região da cirurgia é cauterizada com o bisturi elétrico para receber os pontos. Vale ressaltar, contudo, que também há a possibilidade de usar os adesivos cirúrgicos de pele no lugar da linha para finalizar a técnica.

Leia também: Bichectomia: conheça os principais riscos e cuidados para a cirurgia das bochechas

Quem pode fazer?

O cirurgião plástico afirma que a blefaroplastia costuma ser mais procurada por pacientes com mais de 40 anos. Isso porque é a partir desta idade que as pálpebras começam a ficar flácidas, junto a outros sinais comuns de envelhecimento.

Contudo, as pessoas com menos idade também podem recorrer ao procedimento caso se incomodem com a aparência de seu olhar.

Porém, para isso, é sempre necessário passar por uma consulta antes, para que o profissional avalie o histórico de saúde, as motivações do paciente e as contraindicações, caso existam.

Leia também: Quem tem diabetes pode fazer plástica? Profissional explica

Pós-operatorio da blefaroplastia

“As pálpebras são regiões com uma excelente cicatrização. A cicatriz da blefaroplastia superior fica no sulco que é formado quando o paciente fica de olhos abertos. Já a da inferior fica próxima aos cílios e é praticamente imperceptível”, afirma Rodrigues.

De acordo com ele, além de ser uma operação pouco invasiva, outro ponto positivo é que ela tem uma recuperação rápida na maioria dos casos.

“Nos primeiros sete dias é comum ter inchaço e áreas arroxeadas. Por isso, é importante evitar se expor ao sol nos primeiros 30 dias e utilizar óculos escuros ao sair de casa.”

Fonte: Leonardo Rodrigues, médico especializado em cirurgia geral e cirurgia plástica, de Minas Gerais.  

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.

Leia também:

aveia com limão
Alimentação Bem-estar

Dieta Oatzempic: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Shake não oferece riscos, mas não cumpre efeitos milagrosos na perda de peso

foto mostra salsão (também conhecido como aipo) de diferentes maneiras: in natura, cortado em pedaços pequenos e em forma de suco
Alimentação Bem-estar

Suco de salsão (aipo) é multivitamínico. Veja como fazer!

Sai a couve, entra o salsão como ingrediente do suco verde, prometendo tanto ou mais benefícios

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra