Biscoito de arroz: É saudável? Conheça mais sobre o alimento

Alimentação Bem-estar
11 de Fevereiro, 2020
Biscoito de arroz: É saudável? Conheça mais sobre o alimento

O biscoito de arroz se tornou um lanche popular entre quem deseja pegar leve entre as principais refeições. Mas, será que ele é realmente uma opção saudável?

Feito a partir de arroz prensado, ele é geralmente substituto para pão e bolachas. Embora variedades com sabor estejam disponíveis, o tipo mais básico é feito apenas com arroz e, às vezes, sal. Como era de se esperar, eles não têm muito sabor por conta própria.

Por sua composição, não possui um valor nutritivo chamativo. Uma unidade oferece:

  • Calorias: 35
  • Fibra: 0,4 gramas
  • Proteína: 0,7 gramas
  • Gordura: 0,3 gramas
  • Niacina: 4% da ingestão diária de referência (IDR)
  • Magnésio: 3% da IDR
  • Fósforo: 3% do IDR
  • Manganês: 17% da IDI

Eles também contêm quantidades mínimas de vitamina E, riboflavina, vitamina B6, ácido pantotênico, ferro, potássio, zinco, cobre e selênio. Já o teor de sódio depende de serem salgados ou não. 

Valor calórico do biscoito de arroz

Um biscoito de arroz tem 35 calorias – principalmente a partir de carboidratos, o que pode ser uma vantagem quando comparado ao valor calórico de um pãozinho. Por exemplo, uma fatia (28 gramas) de pão integral leva 69 calorias. Portanto, substituir duas fatias de pão por duas unidade de biscoito de arroz economizaria 68 calorias. No entanto, além de ser difícil se manter em apenas duas unidades, você também perderá 3 gramas de fibra e vários nutrientes.

De fato, grama por grama, os biscoitos de arroz têm mais calorias – cerca de 210 em uma porção de 56 gramas, em comparação com 138 no pão integral.

Leia também: Como fazer escolhas alimentares saudáveis estando exausto

Pode aumentar o açúcar no sangue?

É importante ressaltar que o consumo deste alimento pode aumentar o açúcar no sangue. O índice glicêmico (IG) é uma medida da rapidez com que um alimento aumenta seus níveis de açúcar no sangue. Assim, o biscoito de arroz tem uma pontuação superior a 70 – que é considerada altamente glicêmica. Independentemente disso, eles são principalmente carboidratos com muito pouca proteína e fibra para retardar o efeito desses carboidratos no açúcar no sangue.

Como consumir

biscoito de arroz

O biscoito de arroz é baixo em calorias, bem como fibras e proteínas. A maioria das calorias vem de carboidratos. Portanto, combiná-lo com proteínas e fibras pode equilibrar seu efeito potencial no açúcar no sangue.

Por isso, tente consumi-los com:

  • Creme de queijo, salmão defumado e pepino fatiado;
  • Manteiga de amêndoa e morangos fatiados;
  • Guacamole e queijo fatiado;
  • Peru e tomate fatiado;
  • Salada de atum e aipo;

Leia também: Alimentos ricos em proteínas e seus benefícios

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.