10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

Alimentação Bem-estar Saúde
17 de Abril, 2024
10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é uma das frutas mais populares no Brasil. Além de docinha e rica em nutrientes, a fruta também ajuda a regularizar o intestino e o sistema nervoso. Fora isso, a fruta conta com variedades: banana da terra, maçã, ouro, prata e nanica, abrindo um leque para receitas e preparos saudáveis. Mas os benefícios não param por aí, conheça mais motivos para amar a banana! 

Veja também: 7 benefícios da aveia e receitas criativas para incluí-la na dieta

Benefícios da banana para a saúde

Leia também: Panqueca de banana com aveia para o café da manhã: veja como fazer

1. Ajuda a regular o intestino

Embora seja reconhecida como uma fruta que prende o intestino, a verdade é que a banana pode ser uma aliada do trânsito intestinal. “Isso porque, a fruta é rica em fibras solúveis chamada pectina. É uma fibra que absorve água e forma uma substância gelatinosa no trato digestivo, o que pode ajudar a amolecer as fezes e facilitar sua passagem pelo intestino”, explica Letícia Ramirez, nutricionista da Vitat

Ainda assim, o ideal é não despejar todas as expectativas na banana quando o assunto é intestino. Cada organismo possui características e necessidades individuais. Além disso, outros fatores, como a hidratação adequada e a alimentação balanceada, também desempenham um papel significativo na saúde intestinal.

2. Benefícios da banana: Contribui com a saúde mental

Apesar de a alimentação não ser a causadora principal da ansiedade, existe uma relação direta entre o transtorno e o que comemos. Deste modo, alguns alimentos podem, sim, atuar no organismo aumentando o estresse.

Embora não exista uma comida mágica que possa “curar” ou “tratar” a ansiedade, há algumas mudanças que podemos fazer em nossas escolhas diárias de alimentação e que ajudam a aliviar alguns sintomas.

A banana, por exemplo, contém triptofano e é rica em magnésio, um mineral essencial que participa de diversas funções do sistema nervoso central, como o humor, sono e relaxamento. Desta forma, a fruta pode ajudar a diminuir a ansiedade e a combater o estresse.

3. Melhora o sono 

A banana pode ser uma ótima aliada para quem tem dificuldades para dormir, isso porque os nutrientes da fruta contribuem diretamente com o sono, como o potássio, magnésio e triptofano. 

Em especial, o triptofano atua como um regulador de sono natural, inclusive utilizado em alguns medicamentos para insônia. Ao unir o triptofano com o magnésio, o corpo começa a regular a produção de serotonina e de melatonina. O primeiro hormônio ajuda a diminuir o estresse, enquanto o segundo é o que faz uma pessoa dormir bem.

Mas vale lembrar que a fruta, sozinha, não terá grandes impactos na sua rotina de sono. Além de consumir a banana, é preciso adotar hábitos de higiene do sono que contribuirão com o seu bem-estar e descanso.

4. Benefícios da banana: É rica em vitaminas e nutrientes

Bananas são uma excelente fonte de potássio, um mineral essencial para a saúde muscular e do coração. Outros nutrientes encontrados na banana incluem fibras, que são importantes para a saúde digestiva, e antioxidantes como a dopamina e catequinas, que ajudam a combater o estresse oxidativo no corpo.

5. Fortalece a saúde óssea

Além de todos esses benefícios, a banana também pode fortalecer a saúde óssea. Graças ao componente ‘frutooligossacarídeos’, encontrado mais facilmente em bananas verdades, a absorção de cálcio e magnésio se torna mais eficaz. Por isso, a banana faz parte do fortalecimento dos ossos.

6. Ajuda a controlar a pressão arterial 

A banana contém substâncias que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e, consequentemente, diminuir a pressão arterial. Alguns deles você já viu anteriormente, como o magnésio e o potássio. Por outro lado, esse último mineral, o potássio também é eficaz em contribuir com a eliminação do sódio por meio da urina.

7. Pode ser uma ótima opção de pré-treino

Um fator necessário para a realização de qualquer exercício físico é a energia. Justamente por isso, no pré-treino, tende-se a priorizar alimentos que fornecem essa energia para que o corpo consiga realizar um nível grande de esforço.

Por isso, consumir carboidratos bons antes dos treinos ajuda a garantir “combustível” para aguentar todos os exercícios, além de evitar que o corpo utilize as fibras musculares para obter energia e acabe “perdendo” massa magra. A banana é uma excelente fonte de energia e pode ser consumida antes do treino, principalmente por ser leve e prática. Você também pode complementar a refeição com aveia e whey protein.

8. Banana fortalece o sistema imune 

A imunidade abrange um conjunto de mecanismos responsáveis por defender o corpo de agentes infecciosos invasores no organismo. Consequentemente, quando a imunidade está baixa, a pessoa fica suscetível ao ataque de vírus e bactérias, que podem provocar diferentes doenças comuns principalmente durante as estações mais frias.

Impossível falar de imunidade e não mencionar a vitamina C. Ela protege as células do organismo contra o estresse oxidativo causado por infecções e pode ser encontrada na banana. Além disso, a fruta é rica em vitamina b6 que também fortalece o sistema imunológico.

9. Previne o envelhecimento precoce 

As vitaminas antioxidantes tem o poder de neutralizar os radicais livres e evitar o estresse oxidativo. Na prática, isso significa que elas são aliadas ao combate do envelhecimento e podem evitar o surgimento de doenças e também contribui para a proteção da pele.

Em especial, a vitamina C, presente na banana, atua como um antioxidante vital, que apoia o sistema imunológico e contribui com a síntese de colágeno.

10. Previne cãibras musculares

Essa vantagem provavelmente você já conhece, mas a banana também pode ajudar a evitar cãibras musculares. A contração muscular surge quando se menos espera e causa um grande desconforto, especialmente para quem pratica atividade física. A dor pode surgir devido ao excesso de esforço do músculo, desidratação e até mesmo falta de condicionamento físico. 

Mas é justamente nesse ponto que a banana pode ajudar. A fruta queridinha no mundo fitness é rica em potássio e conhecida por regular as contrações musculares e combater as cãibras. Além disso, é ótima fonte de carboidrato, uma fonte de energia importante para dar o seu melhor durante o treino.

Quando nos exercitamos, é comum que ocorra uma grande perda de potássio através do suor. Dessa maneira, ingerir banana no pós-treino em combinação com alguma proteína, ajuda a repor este mineral.

Receitas saudáveis para aproveitar os benefícios da banana

Bolo de banana fit

Ingredientes

  • 3 bananas nanicas maduras;
  • 3 ovos inteiros;
  • 1 xícara de farelo de aveia;
  • 1 scoop de whey protein de baunilha;
  • Além disso, opcional: 1 colher de sobremesa de adoçante culinário e canela.

Modo de preparo

Primeiramente, pré-aqueça o forno por 10 minutos em 180 graus. Em seguida, misture todos os ingredientes até virar uma massa homogênea. Depois, coloque a massa em uma forma untada com azeite ou óleo de coco. Adicione rodelas de banana por cima da massa. Por fim, asse no forno por 30 minutos em 180 graus. Sirva!

Panqueca de banana com aveia

benefícios da banana

Ingredientes

  • 2 Bananas prata
  • 2 Colheres de aveia
  • 2 Ovos 
  • Por fim, 1 Pitada de canela

Modo de preparo

Comece amassando as bananas maduras com a ajuda de um garfo. Depois, acrescente os ingredientes em um bowl e misture bem até formar uma massa lisa e homogênea. Então, pré-aqueça uma frigideira para preparar a panqueca. Visto que a receita não vai óleo, certifique-se que a panela seja antiaderente para evitar que a mistura grude ao fundo.

Em seguida, despeje a mistura na frigideira de forma igual e deixe cozinhar de 2 a 3 minutos. Depois disso, vire a panqueca com ajuda de uma espátula para dourar o outro lado. Está pronto! Agora é só servir. Se preferir, adicione mel e frutas. 

Por fim, vale lembrar que, dependendo do tamanho da sua panela, a receita pode render até 3 panquecas.

Chá de banana com cravo

benefícios da banana

Ingredientes

  • 700ml de água filtrada;
  • 2 bananas;
  • 20 cravos-da-índia.

Modo de preparo

Primeiramente, descasque as bananas e espete os cravos por toda a extensão das frutas. Então, leve para uma panela com a água e deixe ferver por, no máximo, 5 minutos. Em seguida, desligue o fogo, espere a água esfriar um pouco, coe e beba!

 

Fonte: Letícia Ramirez, nutricionista da Vitat.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto do ator Tony Ramos
Saúde

Hematoma subdural: entenda quadro de Tony Ramos

Tony Ramos passou por duas cirurgias após apresentar um hematoma subdural. Segundo boletim médico, ator já tem "melhora na evolução do quadro clínico"

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?