Bebidas isotônicas: para que serve e como consumir

Bem-estar Movimento
12 de Abril, 2023
Bebidas isotônicas: para que serve e como consumir

Se você pratica atividade física de alta intensidade, já deve ter ouvido falar das bebidas isotônicas. Elas prometem rápida reidratação e reposição energética, por possuírem altas concentrações de sais minerais e açúcares. Além disso, os isotônicos também são conhecidos por esportistas pelo sabor agradável e sensação de frescor. A seguir, confira como consumir a bebida e manter-se hidratado após o treino. 

Veja também: Água de coco: conheça os principais benefícios

Bebidas isotônicas: para serve e como consumir  

Isotônicos são opções simples e rápidas para repor a hidratação após a atividade física. Na composição das bebidas é possível encontrar carboidratos e eletrólitos, como sódio e potássio, em proporções ideais para ajudar na absorção rápida e eficaz dos nutrientes pelo organismo.

Basicamente, a desidratação ocorre quando perdemos mais água do que consumimos, o que é normal em atividades físicas, especialmente em locais mais quentes. Dessa forma, com a perda de água, o nosso corpo pode sentir os efeitos e apresentar sintomas como fadiga, dor de cabeça e tonturaPor isso, é fundamental manter-se hidratado durante e após a atividade física, bebendo água ou outras bebidas esportivas como isotônicos.

Nesse sentido, é importante compreender a recuperação muscular pós exercício físico como um todo, que inclui reidratação, regeneração e restauração de estoques de carboidratos. Especificamente, os isotônicos atuam no pilar de recuperação muscular.  

De acordo com um estudo publicado em 2018 na revista Sci Sports, a recomendação de consumo de bebidas isotônicas é para atletas que praticam atividades físicas de longa duração como corrida, triatlo, ciclismo, etc. Seu uso não é recomendado para crianças, adolescentes e indivíduos que não praticam exercícios físicos; para eles, água e uma dieta balanceada são suficientes.  

“As bebidas isotônicas contribuem com a recuperação muscular, já promovem a reposição de fluidos, eletrólitos e nutrientes perdidos durante o exercício físico. No entanto, a necessidade do consumo dessas bebidas, mesmo para praticantes de atividades físicas requer analisar o tempo de esforço, o tipo de atividade, o ambiente, etc”, afirma a nutricionista Fúlvia Hazarabedian. 

Tipos de isotônicos 

Além das bebidas isotônicas industrializadas, existem ainda as opções naturais que oferecem benefícios semelhantes, como a água de coco, soro caseiro e o suco de melancia. Contudo, dessas opções, a água de coco é uma das melhores bebidas isotônicas. Além de ajudar com a recuperação da hidratação pós treino, a água de coco também contribui com o emagrecimento, previne problemas nos rins e facilita a digestão.

Bebidas energéticas: função energética ou reparadora?

Segundo a nutricionista, o isotônico tem um importante papel reparador, já que promove a reposição de fluidos, eletrólitos e nutrientes perdidos durante o exercício físico. “Nesse sentido, a reposição de fluidos perdidos no suor ajudará o processo de termorregulação mesmo em altas temperaturas. Além disso, a bebida pode evitar sintomas associados à perda de sódio como dor de cabeça, perda de energia e fadiga, espasmos ou cãibras e fraqueza muscular”, afirma. 

Como consumir bebidas isotônicas 

Quando se fala sobre hidratação, é importante entender que o consumo de líquidos não apenas durante o exercício, mas também antes e depois da atividade física. Portanto, em relação às bebidas isotônicas, alguns estudos recomendam que sejam administradas durante a prática esportiva e após o esporte.

Fonte: Fúlvia Gomes Hazarabedian, nutricionista e responsável pelo Programa de nutrição Bio Nutri. 

Referências:

  • ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária Resolução RDC n. 18 de 27 de abril de 2010, Ministério da Saúde, 2010.
  • Simulescu V, et al. Sport and energy drinks consumption before, during and after training. Sci sports 2018.

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

mulher praticando chutes em um ringue com seu treinador
Bem-estar Movimento

Kickboxing: tudo o que você precisa saber sobre a modalidade

O esporte de combate desarmado em pé que combina técnicas de soco e chutes

Divertida Mente
Bem-estar Equilíbrio

Divertida Mente: psiquiatra explica por que ansiedade é cada vez mais comum

O filme destaca o surgimento da ansiedade na mente humana, em meio às reflexões da formação dos múltiplos sentimentos

jejum intermitente efeito
Alimentação Bem-estar

Quantas horas de jejum intermitente são necessárias para ter efeito?

Há muitas formas de praticar o jejum e seus efeitos também variam. Entenda