Bebidas adoçadas com açúcar aumentam o risco de morte por câncer

Saúde
05 de Outubro, 2022
Bebidas adoçadas com açúcar aumentam o risco de morte por câncer

Já está mais do que provado que abusar no consumo daquele refrigerante que você tanto ama pode trazer malefícios para a saúde. Agora, um estudo da American Cancer Society feito com homens e mulheres que bebiam duas ou mais porções de bebidas adoçadas com açúcar por dia revelou que elas têm um risco maior de morte por câncer. Nesse caso, o risco chega a ser de 5% a mais do que pessoas que nunca consumiram esse tipo de bebida. Em geral, as doenças decorrentes desse consumo excessivo são aquelas relacionadas à obesidade, como o câncer gastrointestinal, bem como câncer de mama, endométrio e rim. Além disso, atingem, sobretudo, pessoas com maior índice de massa corporal (IMC) que bebiam regularmente as bebidas açucaradas. 

O estudo foi publicado na revista científica Cancer, Epidemiology, Biomarkers & Prevention. “Infelizmente, os americanos excedem os limites recomendados de consumo de açúcar pelas Diretrizes Dietéticas dos EUA, e as bebidas açucaradas são fatores de risco para o ganho de peso, excesso de peso e obesidade”, disse a Dra. Marjorie McCullough , diretora científica de pesquisa epidemiológica da American Cancer Society e principal autora do estudo. 

“Nossas descobertas apoiam ainda mais a recomendação de limitar o consumo de bebidas açucaradas e incluir a prática de atividade física para ajudar a diminuir o risco de doenças”, afirmou a pesquisadora.

Leia mais: Grãos refinados são tão nocivos quanto açúcar, sugere estudo

Bebidas adoçadas com açúcar: detalhes sobre o estudo

Inicialmente, os pesquisadores examinaram as associações entre as bebidas adoçadas com açúcar e bebidas adoçadas artificialmente, isto é, com adoçantes. Em seguida, eles compararam com a mortalidade por diversos tipos de cânceres. Os dados foram coletados de 1982 até 2016 por meio de mais de novecentas mil informações de participantes sem câncer sobre o consumo dos dois tipos de bebidas. 

Durante o período de acompanhamento do estudo, 135.093 participantes morreram de câncer. Os resultados mostram que o consumo de mais de duas bebidas adoçadas com açúcar por dia pode aumentar o risco de câncer relacionado à obesidade. Além disso, as bebidas adoçadas com açúcar foram relacionadas ao aumento da mortalidade por câncer colorretal e renal, e o risco permaneceu mesmo após ajuste do IMC. 

Por outro lado, não houve uma associação no consumo de bebidas adoçadas com adoçantes artificiais com cânceres relacionados à obesidade, no entanto, um risco aumentado de câncer pancreático permaneceu mesmo com o ajuste do IMC. “Pesquisas futuras devem considerar o papel do IMC em estudos de bebidas açucaradas e risco de câncer”, acrescenta McCullough. “Esses resultados devem informar às políticas públicas sobre o consumo de bebidas adoçadas com açúcar para diminuir o risco de câncer para homens e mulheres.”

Mas o que são as bebidas açucaradas?

De acordo com um estudo publicado no British Medical Journal (BMJ), são todas as que concentram mais de 5% de açúcar em sua composição. Como:

  • Refrigerantes;
  • Sucos de fruta;
  • Chás e cafés adoçados;
  • Milkshakes;
  • Energéticos.

Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de até 12 colheres de chá de açúcar por dia (nós, brasileiros, consumimos em média 18!). Mas só uma lata de refrigerante carrega 7,5. Além disso, um relatório da OPAS alerta: consumir diariamente dois ou mais copos de bebidas açucaradas também aumenta em 17% o risco de morte prematura. Exagerar na dose pode, ainda, causar obesidade na infância e na vida adulta, cáries, diabetes tipo 2 e hipertensão.

Como diminuir o consumo de bebidas adoçadas com açúcar?

Infelizmente, a tarefa não é simples para algumas pessoas. Esse inimigo branquinho e refinado está presente não só em líquidos (como no refrigerante), mas também fica escondido em itens que a gente nem imagina — ketchup, por exemplo.

Para começar, muitos estudos mostram que esse carboidrato é capaz de provocar o mesmo efeito de dependência de outras drogas, entre elas álcool, tabaco e cocaína.

Portanto, vale começar aos poucos. Pare de comprar doces e lanches açucarados para deixar em casa, por exemplo, e tente reservar as bebidas com o ingrediente apenas em ocasiões específicas. Depois, passe a ler os rótulos dos alimentos com mais atenção, e pesquise os nomes que você não conhece. Alguns iogurtes de frutas com sabor, cereais e granola preparada embalam quase seis colheres de chá de açúcar adicionado por porção.

Leia também: 6 passos simples para diminuir o consumo de açúcar

Referências: American Association for Cancer Research.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

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