Bebida alcoólica pode baixar a imunidade?

Alimentação Bem-estar
23 de Abril, 2020
Bebida alcoólica pode baixar a imunidade?

O isolamento social está em andamento no Brasil. Eventos cancelados, restaurantes e bares fechados, trabalho em casa. Mas, isso não é um empecilho para consumir bebida alcoólica (até mais do que o normal).

Dados recentes de várias fontes mostraram que as vendas de álcool estão crescendo durante a pandemia do COVID-19. Uma pesquisa da Alcohol.org descobriu que mais de 1 em cada 3 pessoas disseram que é mais provável que bebessem mais isoladamente. Já uma pesquisa de mercado da Nielsen descobriu que as vendas de álcool nos Estados Unidos aumentaram 55% na primeira semana de quarentena.

Para muitos, o aumento nas vendas de bebidas alcoólicas pode ser o resultado de simplesmente passar mais tempo em casa. Contudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda precisa lembrar às pessoas que o consumo de álcool não traz benefícios protetores contra o COVID-19. “O ponto mais importante a ser lembrado: de maneira alguma o consumo de álcool o protegerá do COVID-19 ou impedirá que você seja infectado por ele”, disse o escritório regional da OMS para a Europa em um artigo publicado em seu site nesta semana.

A agência ainda compartilhou que “o álcool tem efeitos, tanto a curto como a longo prazo, em quase todos os órgãos do corpo”, e essa evidência sugere que “não há limite seguro” para a ingestão de álcool, acrescentando que “bebida alcoólica enfraquece o sistema imunológico e reduz a capacidade de lidar com doenças infecciosas”. A OMS também explicou que o uso intenso de álcool aumenta o risco de síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), uma das complicações mais graves do COVID-19. 

Quanto de bebida alcoólica é considerado consumo excessivo? 

A OMS define como consumo excessivo de álcool oito doses ou mais por semana para mulheres, e 15 para homens. Os especialistas em saúde concordam que o hábito pode enfraquecer o sistema imunológico. “O álcool pode alterar muitas das funções normais de promoção da saúde do corpo. De fato, vários estudos mostraram que o consumo de bebidas alcoólicas tem consequências negativas para a saúde e pode suprimir o sistema imunológico”, reitera Ellen F. Foxman, patologista e professora de imunobiologia na Escola de Medicina da Universidade de Yale, uma das mais prestigiadas dos Estados Unidos. 

Mitos sobre a imunidade que você precisa conhecer

E o consumo moderado? 

O consumo moderado, de acordo com a OMS, é definido como uma dose por dia para as mulheres e duas por dia para os homens. Essa quantia é considerada segura. Entretanto, qualquer ingestão acima desse limiar moderado é considerada excessiva.

No geral, parece que uma taça de vinho ou coquetel ocasional não afetará seu sistema imunológico. Mas, qualquer coisa que passe deve ser evitada – especialmente agora.

Leia também: Jejum intermitente pode baixar a imunidade?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva