Beber chá-mate antes do treino potencializa os resultados?

Alimentação Bem-estar
24 de Agosto, 2023
Beber chá-mate antes do treino potencializa os resultados?

Famoso no preparo do chimarrão, o chá-mate proporciona diversos benefícios para a saúde. A bebida é rica em cafeína, minerais e vitaminas, que possuem propriedades antioxidantes e até diuréticas. Mas será que beber chá-mate antes do treino pode potencializar os benefícios da prática?

Leia mais: Chá mate emagrece? Dicas de como consumir

Os benefícios do chá-mate

De acordo com Fúlvia Hazarabedian, nutricionista e responsável pelo programa de nutrição da Bio Ritmo, beber chá-mate traz diversos benefícios, já que a bebida possui saponinas e teobromina em sua composição.

“Os dois antioxidantes e anti-inflamatórios ajudam no sistema imunológico, no humor e na resistência insulínica, o que pode ajudar a prevenir diabetes. Outro benefício é o auxílio na oxidação das células de gordura, que ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue”, aponta a nutricionista.

Beber chá-mate antes do treino traz benefícios?

Ainda segundo a nutricionista, a erva pode ajudar quem quer potencializar o treino. E o benefício é bem parecido com o do café: o efeito termogênico.

“Ingerir a bebida antes de começar a atividade física pode ajudar tanto na performance e rendimento, quanto na perda de peso. Isso porque o efeito termogênico da cafeína acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia e aumente a queima de gordura corporal. Obviamente não é a única ferramenta para quem tem esse objetivo, portanto, consultar um profissional continua sendo a prioridade para quem tem objetivos específicos na dieta ou no treino”, alerta Fúlvia.

“Muitas receitas podem ser feitas com a erva mate em pó, como panquecas, bolos, brigadeiros e até mesmo pão. Assim, o importante é dosar a quantidade e avaliar o quanto o sabor vai aparecer”, sugere a nutricionista.

No entanto, como a erva mate possui cafeína, que combate o cansaço e a sonolência, pode interferir no sono ou aumentar a ansiedade. Dessa forma, é importante escolher bons horários para tomar o chá-mate e não abusar. De acordo com a nutricionista, para quem treina, a recomendação é beber o chá antes do treino.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!