Beber água com mel traz benefícios? Saiba mais

Alimentação Bem-estar
03 de Julho, 2020
Beber água com mel traz benefícios? Saiba mais

Beber um shot de água com mel está se tornando um hábito diário de quem busca ter uma vida mais saudável, assim como a água com limão. Apesar de não tão popular, a prática, quando feita de forma estratégica, também pode trazer benefícios para a saúde.

O mel possui propriedades medicinais e nutrientes importantes que podem desde fortalecer a imunidade até ajudar a aliviar os sintomas da gripe e de resfriados. Já a água, é absolutamente necessária para a saúde do corpo humano e deve ser ingerida diariamente. Mas será que a mistura dos dois ingredientes pode realmente ser benéfica para a saúde?

Benefícios de beber água com mel

Fortalece a imunidade

Um corpo hidratado é um corpo mais saudável. Ainda, o mel contém diversas vitaminas, muitos minerais (potássio, magnésio, cálcio, ferro, cobre e mais) e antioxidantes. Sendo assim, a ação protetora do sistema imunológico é fortalecida.

Leia mais: Você deve beber água assim que acordar?

Melhora a saúde e o funcionamento intestinal

Entre os malefícios que a desidratação pode trazer pro organismo, é preciso citar a constipação. A constipação, também chamada de prisão de ventre, é a dificuldade de o intestino funcionar regularmente, o que pode ser causado por muitos fatores, inclusive o estresse. A falta de consumo de fibras e a baixa ingestão de água são os principais fatores.

Por isso, beber água com mel pode evitar que isso aconteça pois o corpo será mantido hidratado. Além disso, o mel ajuda na digestão e pode prevenir graves problemas no intestino e também no estômago.

Leia mais: Afinal, mel é melhor que açúcar?

Protege a saúde do estômago

Entre os problemas no estômago que o consumo de mel pode prevenir e tratar, a úlcera gástrica é um dos mais graves. Basicamente, a úlcera é uma ferida que se desenvolve na mucosa do esôfago, estômago ou intestino delgado causada pelo ácido estomacal, o qual pode ter sido afetado por uma bactéria ou pelo consumo excessivo de medicamentos. Assim, o mel ajuda a aliviar os sintomas incômodos desse quadro: dor e sensação de queimação na região superior do abdômen, vômitos e mais. 

Pele limpa e saudável 

Ainda, a mistura de água com mel pode beneficiar a saúde e a aparência da pele! Uma vez que o mel é repleto de antioxidantes que combatem os radicais livres (causadores do envelhecimento da pele) e a água ajuda a manter a pele hidratada e radiante, a mistura dos dois é a receita perfeita para uma pele jovem.

Cuidados no consumo do mel

Pode ser fácil abusar do mel, especialmente quando você o adiciona também a sucos, aveia ou outras receitas e não o mede de antemão. É difícil medir as porções ao usá-lo direto da garrafa, e o conteúdo de açúcar ingerido aumenta rapidamente dessa maneira. É preciso saber que o consumo excessivo de mel está relacionado ao ganho de peso, diabetes e cárie dentária. Além disso, há uma quantidade significativa de frutose no mel, açúcar conhecido por causar gases e inchaço.

Com isso em mente, dá para aproveitar os benefícios do mel. Mas é preciso saber que ele é um açúcar como qualquer outro – e deve ser tratado como tal. Basta medir sua porção, mantê-la pequena e observar outras fontes de açúcar consumidas.

Leia também: Melhores e piores alimentos para quem sofre com rosácea

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!