Beber água com mel traz benefícios? Saiba mais
:format(webpp))
Beber um shot de água com mel está se tornando um hábito diário de quem busca ter uma vida mais saudável, assim como a água com limão. Apesar de não tão popular, a prática, quando feita de forma estratégica, também pode trazer benefícios para a saúde.
O mel possui propriedades medicinais e nutrientes importantes que podem desde fortalecer a imunidade até ajudar a aliviar os sintomas da gripe e de resfriados. Já a água, é absolutamente necessária para a saúde do corpo humano e deve ser ingerida diariamente. Mas será que a mistura dos dois ingredientes pode realmente ser benéfica para a saúde?
Benefícios de beber água com mel
Fortalece a imunidade
Um corpo hidratado é um corpo mais saudável. Ainda, o mel contém diversas vitaminas, muitos minerais (potássio, magnésio, cálcio, ferro, cobre e mais) e antioxidantes. Sendo assim, a ação protetora do sistema imunológico é fortalecida.
Leia mais: Você deve beber água assim que acordar?
Melhora a saúde e o funcionamento intestinal
Entre os malefícios que a desidratação pode trazer pro organismo, é preciso citar a constipação. A constipação, também chamada de prisão de ventre, é a dificuldade de o intestino funcionar regularmente, o que pode ser causado por muitos fatores, inclusive o estresse. A falta de consumo de fibras e a baixa ingestão de água são os principais fatores.
Por isso, beber água com mel pode evitar que isso aconteça pois o corpo será mantido hidratado. Além disso, o mel ajuda na digestão e pode prevenir graves problemas no intestino e também no estômago.
Leia mais: Afinal, mel é melhor que açúcar?
Protege a saúde do estômago
Entre os problemas no estômago que o consumo de mel pode prevenir e tratar, a úlcera gástrica é um dos mais graves. Basicamente, a úlcera é uma ferida que se desenvolve na mucosa do esôfago, estômago ou intestino delgado causada pelo ácido estomacal, o qual pode ter sido afetado por uma bactéria ou pelo consumo excessivo de medicamentos. Assim, o mel ajuda a aliviar os sintomas incômodos desse quadro: dor e sensação de queimação na região superior do abdômen, vômitos e mais.
Pele limpa e saudável
Ainda, a mistura de água com mel pode beneficiar a saúde e a aparência da pele! Uma vez que o mel é repleto de antioxidantes que combatem os radicais livres (causadores do envelhecimento da pele) e a água ajuda a manter a pele hidratada e radiante, a mistura dos dois é a receita perfeita para uma pele jovem.
Cuidados no consumo do mel
Pode ser fácil abusar do mel, especialmente quando você o adiciona também a sucos, aveia ou outras receitas e não o mede de antemão. É difícil medir as porções ao usá-lo direto da garrafa, e o conteúdo de açúcar ingerido aumenta rapidamente dessa maneira. É preciso saber que o consumo excessivo de mel está relacionado ao ganho de peso, diabetes e cárie dentária. Além disso, há uma quantidade significativa de frutose no mel, açúcar conhecido por causar gases e inchaço.
Com isso em mente, dá para aproveitar os benefícios do mel. Mas é preciso saber que ele é um açúcar como qualquer outro – e deve ser tratado como tal. Basta medir sua porção, mantê-la pequena e observar outras fontes de açúcar consumidas.
Leia também: Melhores e piores alimentos para quem sofre com rosácea