Baropodometria: Já ouviu falar no teste da pisada?

Bem-estar Movimento
02 de Julho, 2020
Baropodometria: Já ouviu falar no teste da pisada?

Cada pessoa possui um tipo de pisada, que apresenta características distintas. Por exemplo, algumas musculaturas podem trabalhar mais ou menos em cada pé, provocando dores e alterações que interferem na mecânica adequada do joelho, quadril e da coluna. Para ter um diagnóstico clínico sobre o seu tipo de pisada, você pode fazer a baropodometria – o famoso teste da pisada.

Baropodometria é um exame computadorizado que avalia as pressões plantares dos pés, a fim de identificar erros de pisada. Assim, é avaliado a distribuição da carga, o peso corporal em cada perna, e também como está a distribuição da parte de trás do pé, do calcanhar e a parte da frente.

Leia também: Sinais de que você está treinando com o tênis errado

Como funciona

O exame é feito com um equipamento de alta tecnologia, o baropodômetro, que possui sensores de alta sensibilidade. O equipamento é conectado a um sistema computadorizado que capta os pontos de pressão sob a sola do pé, estabilidade e forças da pisada.

Para iniciar, o paciente deve ficar parado em cima do baropodômetro, onde é identificado se os pontos de pressão no pé causam alguma alteração no equilíbrio postural.

Em seguida, a avaliação é feita em movimento. Então, o paciente caminha e o baropodômetro relata qual parte do pé toca o chão com maior pressão. A avaliação dura em torno de 40 minutos e o relatório é emitido em 48 horas.

Leia também: Canelite: Saiba o que é e como evitar

A partir do resultado obtido, é possível determinar o tipo de pisada que a pessoa possui e como ela será corrigida. Geralmente, são utilizadas palmilhas para ajustar as alterações posturais e estruturais, melhorando dores e disfunções.

Realizar esse teste é importante pois para ter o corpo em uma situação harmônica, sem sentir dores, é fundamental que os pés estejam em condições favoráveis.

Leia também: Corrida: Benefícios, como começar e evitar lesões

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!