Banho de sol durante a gravidez: entenda a importância

24 de março, 2022

O sol é fonte de energia, estimula a produção de vitamina D e, de quebra, ainda deixa a pele com um belo bronzeado. Não é à toa que as praias ficam lotadas durante o verão e as pessoas saem em busca de diversão ao ar livre. Mas, e no caso das grávidas? Saiba mais sobre a importância do banho de sol durante a gravidez. 

Banho de sol durante a gravidez: benefícios

Muito se questiona se gestantes podem tomar banho de sol livremente. Apesar de não existir uma recomendação padrão, a resposta é sim, desde que a futura mamãe siga alguns cuidados para proteger a pele e a saúde do bebê. 

O banho de sol durante a gravidez se torna essencial uma vez que para a grávida, a vitamina D é muito importante; Pois, ela auxilia na absorção do cálcio, ajudando no fortalecimento ósseo. Bons níveis de vitamina D durante a gravidez previnem problemas respiratórios no bebê.

Acredita-se que a vitamina D seja a grande responsável pelo nascimento de bebês altos e mais gordinhos. É ela a responsável pelo crescimento da placenta e por reduzir o risco de pré-eclampsia.

Seja casa, praia, parque ou quintal. O que a futura mamãe precisa saber é que a dose de hormônio recomendada é de 15 mcg por dia, o equivalente a 15 min de exposição solar. Por isso, o ideal é controlar o tempo do bronzeado, para não haver consequências mais sérias. 

Cuidados

Um longo período de exposição diante das altas temperaturas pode aumentar o inchaço e causar episódios de desidratação. A longo prazo, o envelhecimento precoce e o câncer de pele também surgem como um alerta.

O exagero no sol ainda pode agravar um incômodo muito conhecido entre as gestantes: o melasma. As manchas marrons na pele surgem devido às mudanças hormonais que acontecem nas primeiras semanas da gravidez. Ou seja, o banho de sol não só aumenta o problema, como também pode escurecer e evidenciar ainda mais as marcas.

Mas passar um tempo curtindo o sol também traz muitos pontos positivos: melhora o nosso humor, regula o sono e fortalece o sistema imunológico. Mas, para a prática ser de fato saudável, a exposição deve acontecer antes das 10h e após às 16h. E, claro, com filtro solar, no mínimo, fator 30, uso de boné, óculos de sol e todos acessórios que auxiliam na proteção.

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