Banho de sol durante a gravidez: entenda a importância

Gravidez e maternidade Saúde
24 de Março, 2022
Bárbara Shibuya Alves
Revisado por
Enfermeira • Coren-SP 752311
Banho de sol durante a gravidez: entenda a importância

O sol é fonte de energia, estimula a produção de vitamina D e, de quebra, ainda deixa a pele com um belo bronzeado. Não é à toa que as praias ficam lotadas durante o verão e as pessoas saem em busca de diversão ao ar livre. Mas, e no caso das grávidas? Saiba mais sobre a importância do banho de sol durante a gravidez. 

Banho de sol durante a gravidez: benefícios

Muito se questiona se gestantes podem tomar banho de sol livremente. Apesar de não existir uma recomendação padrão, a resposta é sim, desde que a futura mamãe siga alguns cuidados para proteger a pele e a saúde do bebê. 

O banho de sol durante a gravidez se torna essencial uma vez que para a grávida, a vitamina D é muito importante; Pois, ela auxilia na absorção do cálcio, ajudando no fortalecimento ósseo. Bons níveis de vitamina D durante a gravidez previnem problemas respiratórios no bebê.

A vitamina reduz os riscos de pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, parto prematuro, aborto espontâneo, depressão pós-parto e problemas na formação dos ossos do bebê. Além disso, ela é uma das responsáveis por reforçar o sistema imunológico contra doenças, que ela pode ser adquirida pela alimentação (como peixes, cogumelos, gema de ovo e fígado bovino) ou por suplementos (prescritos por médicos).

Seja casa, praia, parque ou quintal. O que a futura mamãe precisa saber é que a dose de hormônio recomendada é de 15 mcg por dia, o equivalente a 15 min de exposição solar. Por isso, o ideal é controlar o tempo do bronzeado, para não haver consequências mais sérias. 

Cuidados

Um longo período de exposição diante das altas temperaturas pode aumentar o inchaço e causar episódios de desidratação. A longo prazo, o envelhecimento precoce e o câncer de pele também surgem como um alerta.

O exagero no sol ainda pode agravar um incômodo muito conhecido entre as gestantes: o melasma. As manchas marrons na pele surgem devido às mudanças hormonais que acontecem nas primeiras semanas da gravidez. Ou seja, o banho de sol não só aumenta o problema, como também pode escurecer e evidenciar ainda mais as marcas.

Mas passar um tempo curtindo o sol também traz muitos pontos positivos: melhora o nosso humor, regula o sono e fortalece o sistema imunológico. Mas, para a prática ser de fato saudável, a exposição deve acontecer antes das 10h e após às 16h. E, claro, com filtro solar, no mínimo, fator 30, uso de boné, óculos de sol e todos acessórios que auxiliam na proteção.

Por fim, vale reforçar a  importância de realizar exames de dosagens de vitamina D durante a gestação, e procurar um médico para as orientações.

Leia também: Saco gestacional: o que é, para que serve e complicações comuns

https://www.youtube.com/watch?v=Pjl3DfxvR-w

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Conheça a otosclerose, doença que causou perda auditiva em Adriane Galisteu
Saúde

Otosclerose: entenda a doença que causou perda de audição em Adriane Galisteu

Otorrinolaringologista explica o que é, quais os sintômas e tratamentos da doença que fez Adriane Galisteu perder 60% da audição

foto da cantora Preta Gil
Saúde

Amputação do reto: como funciona cirurgia feita por Preta Gil?

Cantora passou pelo procedimento em 2023 para tratar um câncer colorretal

Com o tempo seco, endocrinologista dá dicas para enfrentar os sinais de desidratação
Saúde

Tempo seco: o que fazer ao enfrentar sinais de desidratação?

Diante do clima seco, da baixa qualidade do ar – agravada pelas queimadas – e das altas temperaturas, os sinais de desidratação tendem a se manifestar